Comercialização de milho também avança

0
4

Apesar de não acompanhar os mesmo índices da soja, a comercialização antecipada de milho também caminha passos largos no país, estimulada por preços bem acima dos registrados há um ano

Gazeta do Povo

Nos estados do Sul, porém, os índices demonstram que os produtores continuam conservadores em relação a co­­mercialização do cereal. Segundo maior produtor brasileiro, o Paraná negociou 10% da safra de verão até o momento, conforme estimativa da Secre­­­tária de Estado da Agri­­­cultura e do Abastecimento. Em Santa Catarina, de 15% a 20% da produção de milho foram vendidos antecipadamente, segundo cálculos das cooperativas C.Vale, de Abelardo Luz, e da Coper­­­campos, de Campos Novos. No Rio Grande do Sul, o quadro é semelhante ao do Paraná. Estimativas gaúchas apontam que 10% do milho já foram vendidos no estado.

A comparação com as médias de preços concretizadas na safra 2010/11 é inevitável. O produtor Itacir Fabris, que planta 175 hectares de milho em Palmas, no Sul do Paraná, relata que entregou parte do cereal a R$ 21 por saca em 2010. Neste ano, os R$ 23 oferecidos pelos compradores da região foram suficientes para que o agricultor comprometesse 50% de sua colheita.

No Mato Grosso, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), 45% da safra de milho já está vendida. “A venda foi precoce e quem conseguiu travar o preço no alto acertou em cheio”, resume o gestor do instituto, Daniel Latorraca. Com um clima desfavorável para o cultivo do cereal no verão, o estado concentra suas apostas sobre o milho durante o inverno.

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?tit=comercializacao_de_milho_tambem_avanca&id=63926

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here