Clima deve continuar seco em regiões produtoras de café

0
9

25/07/2012

Tempo permite avançar na colheita dos grãos sem maiores transtornos

por Agência Estado

 

clima deve continuar seco e ensolarado até o fim do mês nas regiões produtoras de café. Com isso, a colheita dos grãos deve avançar sem maiores transtornos climáticos, prevê a Somar Meteorologia. “Não há indicativos de ocorrência de novas formações de geadas para este mês de julho”, informou o agrometeorologista da Somar, Marco Antonio dos Santos.

Segundo a Somar, a colheita do café segue em ritmo mais lento este ano, por causa de chuvas fora de época. Estima-se que 45% dos cafezais de Minas Gerais, principal Estado produtor, já foram colhidos, em comparação com a média de 55% dos últimos anos. “Mas o grande problema não está sendo propriamente o atraso na colheita, mas a grande quantidade de grãos de café no chão. De acordo com estimativas, quase 25% dos grãos caíram no chão. Isso deprecia o produto e consequentemente diminui a oferta de cafés de qualidade no mercado”, comentou Santos.

A Somar relata, ainda, a ocorrência de geada na sexta-feira passada (20/7) no município de Patrocínio (MG). A temperatura na madrugada chegou a 1,3 grau. Isso causou a queima localizada de cafezais. “Essa geada ficou restrita a uma pequena área. Não foi, portanto, em todo o município”, informou Santos. As perdas foram mínimas, sem reflexo para a produção estadual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here