Certificação do Café é promovida em Simpósio Nacional

0
6

26/11/2013

Mapa inicia etapa de sensibilização da cadeia produtiva para a produção integrada do produto

Visando promover a Produção Integrada do Café e esclarecer dúvidas quanto às etapas de certificação, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vão participar do VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, que acontece de 25 a 28 de Novembro em Salvador, Bahia.

A Produção Integrada do Café foi instituída em setembro deste ano, por meio da Instrução Normativa nº 49 que estabeleceu os requisitos obrigatórios, recomendados e proibidos para que o produtor possa receber a certificação de Produção Integrada de Café. Esses procedimentos abrangem as boas práticas agrícolas, questões de preservação ambiental – práticas sustentáveis, uso de energia limpa, consumo moderado de agrotóxicos, etc. – e, também, trabalhistas.

“O objetivo será esclarecer os processos de certificação e sensibilizar a cadeia produtiva do café quanto aos benefícios da Produção Integrada. Este processo é, inclusive, fundamental para difundir esse tipo de produção no país”, explicou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha.

O VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil é um espaço de ampla discussão entre a comunidade científica e representantes dos diversos segmentos da cadeia produtiva do café sobre conceitos modernos de produção para estimular debates permanentes de temas relacionados ao setor.

Fonte: Min. da Agricultura, Pecuária e Abastecimento