Camarão – Manejo Sanitário

0
20

Esta atividade, se for controlada em termos de manter uma boa qualidade da água e manejo adequado, não deverá oferecer riscos com doenças, já que o ataque de organismos patogênicos é extremamente raro.

 

Opacidade muscular

 

É um aspecto proporcionado por condições estressantes do meio ambiente, onde o camarão sofre vaso constrição periférica, tomando opaca sua musculatura.

 

Estas condições podem ser causadas por variações bruscas de temperatura, pH e falta de oxigênio, entre outros fatores, que levam o camarão à morte por necrose muscular.

 

A boa aclimatação das pós-larvas no povoamento, regulação correta do fluxo de água nos viveiros e manutenção de um bom manejo, são de suma importância para evitar o aparecimento destas condições estressantes.

 

Black spot

 

Manchas escuras na casca do camarão (exoesqueleto) evidenciam a presença de bactérias quitinolíticas e/ou fungos que só atacam o camarão a partir de lesões pré-existentes no corpo.

 

Pequenas infecções deste gênero, geralmente, não levam o camarão à morte. Porém, depreciam muito sua apresentação no mercado consumidor.

 

Para prevenir o aparecimento deste patógeno, recomenda-se o estabelecimento de densidades de estocagem em níveis suportáveis. Desta forma, evita-se a agressão entre os camarões, o que não os predispõem à doença através de lesões.

 

Fonte: http://www.criareplantar.com.br/aquicultura/lerTexto.php?categoria=49&id=308

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here