Calagem

0
35

Calagem é uma etapa do preparo do solo para cultivo agrícola na qual se aplica calcário com os objetivos de elevar os teores de cálcio e magnésio, neutralização do alumínio trivalente (elemento tóxico para as plantas) e corrigir o pH do solo, para um desenvolvimento satisfatório das culturas.calagem aplicaçao de calcario
Agronomicamente a necessidade de calagem é calculada por 3 métodos distintos, tomados como base a análise de solo, são eles: método da Embrapa, método do IAC e método pH-SMP.

A acidez do solo é um problema comum a quase todas as regiões brasileiras, e a tendência, se não for corrigida, é ampliar-se sobretudo nas regiões de solos arenosos sujeitos a altas precipitações e cultivos intensivos.

Há no Brasil, aproximadamente 285 milhões de hectares de terras cultiváveis, dos quais 40 ou 50 milhões necessitam de correção de acidez.

Práticamente, só os solos com pH abaixo de 5,5 e superior a 7,0 apresentam problemas relacionados com a disponibilidade de alguns nutrientes, com a toxidez de outros, com a estrutura do solo, com a vida microbiana e simplificação da matéria orgânica, fixação de nitrogênio e enxôfre, etc.

Os efeitos da calagem poderiam ser resumidos da seguinte maneira:

Efeitos Físicos

  • Melhoria da estrutura pela granulação das partículas (estrutura, porosidade, permeabilidade, aeração).

Efeitos Químicos

  • Controle de pH (Controle da acidez)
  • Eliminação do aluminio trivalente
  • Aumento da disponibilidade e assimilação do Cálcio, Magnésio, Fósforo e Molibdênio;
  • Diminuição da solubilidade do Alumínio, Ferro e Manganês (esses elementos, além de dificultarem o aproveitamento de alguns nutrientes pela planta, ainda podem se tornar tóxicos).

Efeitos Biológicos

  • Estímulo ao desenvolvimento da vida microbiana.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Calagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here