Café Robusta Torna-se Alternativa para a Agricultura Paulista

0
7
Dados preliminares da Secretaria de Agricultura paulista indicam que a produção do café robusta oferece uma rentabilidade entre 20% e 30% superior à do café arábica, mesmo com um preço 45% menor que o da variedade mais nobre. O custo inferior e a alta produtividade justificam o investimento no plantio em terras paulistas.
Cerca de 25 mil mudas de café foram plantadas em setembro de 2009 na região de Lins e terão, neste inverno, a sua primeira florada. A expectativa é de que a primeira colheita da região ocorra no segundo semestre de 2011. “Os clones trazidos do Espírito Santo se adaptaram bem à região, e o desenvolvimento das árvores foi ótimo até o momento”
O projeto de introdução da variedade robusta em São Paulo está sendo coordenado pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Dados do instituto indicam que o cultivo de robusta é viável economicamente em São Paulo. Além de maior produtividade e menor custo do robusta, o Estado tem 250 torrefadoras e três solubilizadoras – indústrias de café solúvel – instaladas, que absorvem aproximadamente 7 milhões de sacas por ano.
Os clones que estão sendo cultivados em São Paulo foram selecionados e trazidos do Espírito Santo pelo ICA. O órgão tem um banco de germoplasma de robusta, fruto de um trabalho realizado no passado por pesquisadores do instituto.”Apesar de valer menos que o arábica, o custo de produção do robusta é muito mais baixo”.
Com isso, a produção dessa variedade passa a ser uma alternativa às culturas de cana-de açúcar,laranja e pecuária, principalmente paras as pequenas propriedades”, afirma João Sampaio, secretário de Agricultura de São Paulo.
Enquanto a produção de café robusta não se consolida em São Paulo, o Estado segue como terceiro maior produtor nacional, com expectativa de colher 4,35 milhões de sacas em 2010, conforme a última estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A oferta do Brasil para este ano é estimada em 47,1 milhões de sacas, das quais 35,3 milhões serão de arábica e 11,7 milhões de robusta.

Fonte:
Alexandre Inacio,

http://www.ruralpecuaria.com.br/search/label/Caf%C3%A9

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here