BRS Sambaíba vence concurso nacional de produtividade de soja

0
11

Com a cultivar BRS Sambaíba, da Embrapa, o agricultor Roberto Pelizzaro, de Correntina, na Bahia, foi o campeão de produtividade de soja – com 100,63 sc/ha – do concurso Desafio Nacional de Máxima Produtividade, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB).

Para participar do concurso, o agrônomo responsável pela fazenda, Ivair Gomes, reservou 10 dos de 1640 hectares da propriedade, onde utilizou o plantio cruzado com espaçamento de 45 cm, com 14 sementes por metro quadrado. “Praticamente dobramos a quantidade de sementes recomendada e tivemos uma boa excelente resposta, em termos de produtividade”, comenta.

Gomes escolheu a cultivar a BRS Sambaíba, porque há cinco anos ela já vinha apresentando bons resultados na fazenda. A BRS Sambaíba é uma cultivar convencional, com tipo de crescimento determinado, grupo de maturidade 9.2 e ampla adaptação. “O resultado foi muito bom”, explica Gomes. “Na próxima safra, queremos semear 60% da área da propriedade com a BRS Sambaíba e 40% com a BRS Tracajá”, comemora.

O concurso Desafio Nacional de Máxima Produtividade contou com a participação de 1.185 produtores de 13 estados e 300 municípios, na safra 2010/201. Além de ser o vencedor regional na categoria soja não irrigada, Pelizzaro foi o ganhador nacional do concurso. Como prêmio, ele recebeu uma viagem técnica aos Estados Unidos.

Lebna Landgraf
Assessoria de Imprensa
imprensa@cnpso.embrapa.br

Fonte: http://www.grupocultivar.com.br/site/content/noticias/?q=22183#22183

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here