Brasil retoma importação de peras e maçãs da Argentina

0
5
lumix2004 (CC0), Pixabay

18/03/2019

O Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do Brasil publicou esta semana, no Diário Oficial da União (DOU), uma resolução autorizando a retomada das importações de maçãs e peras da Argentina. A medida foi incluída no acordo alcançado no início deste mês pela Agência Brasileira com funcionários do Serviço de Saúde e Qualidade Alimentar Nacional da Argentina (Senasa).

Por proposta da Argentina, o acordo inclui, além disso, intensificar o monitoramento e o controle na produção de ambas as frutas no país vizinho durante esta campanha. “Com a publicação no Diário Oficial do Brasil, o acordo com as autoridades daquele país é cumprido e agora estamos em posição de reiniciar o comércio dessas frutas argentinas com o Brasil”, disse o Secretário de Governo do Agronegócio argentino, Luis Etchevehere.

Reuniões entre os dois países foram necessárias para o reestabelecimento das negociações envolvendo o comércio de importação e exportação das duas frutas, já que o cancelamento da compra partiu de uma atitude brasileira. Segundo ele, o Brasil impôs medidas anteriores para suspender a suspensão das exportações de peras e maçãs argentina após a detecção de larvas de carpocapsa em alguns carregamentos dessas frutas.

Enquanto isso, o presidente da Senasa, Ricardo Negri, que chefiou a delegação Argentina, que viajou para o Brasil no início deste mês, disse que “Estamos agora a nós, todos os intervenientes na cadeia de peras e maçãs, públicas e privadas que não há mais interceptações de carpocapsa, e vamos fazer bem as coisas para manter esse mercado aberto, o que significa muitos empregos em Río Negro, Neuquén e Mendoza”, indica.

 

Fonte: Agrolink