Benefícios da banana verde

0
8

A banana esta presente na maioria dos países tropicais e é uma das frutas mais consumidas no mundo, tendo o Brasil como o segundo maior produtor e o primeiro consumidor mundial. As variedades mais difundidas no Brasil são: Prata, Maçã, da Terra e Nanica.

A banana é considerada hoje uma das principais fontes de amido na dieta. Mas além de sua concentração de carboidratos e energia, também apresenta elevadas proporções de vitaminas e minerais. Este amido presente na banana tem sido pesquisado na área de nutrição com maior ênfase a partir da introdução do conceito de Amido Resistente.

E o que vem a ser amido resistente?

É a porção de amido e produtos do amido que resistem à digestão no intestino delgado. A banana verde é rica (até 50%) em amido resistente porém, durante a fase de amadurecimento da banana, a quantidade de amido total e de amido resistente decresce drasticamente.

O principal interesse em relação ao amido resistente presente na polpa da fruta ainda verde é o seu papel fisiológico. Por não ser digerido no intestino delgado, este tipo de amido se torna disponível como substrato para fermentação pelas bactérias anaeróbicas do cólon. Além disso, mantém a integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação. Dessa forma, essa fração de amido compartilha muitas das características e benefícios atribuídos à fibra alimentar no trato gastrointestinal.

Além de contribuir para a saúde do intestino, a banana verde exerce outros efeitos benéficos ao organismo. A banana verde é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, e reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente.

Os estudos indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.

Com estes benefícios a banana ainda verde acabou sendo considerada um alimento funcional.

Agora vocês devem estar se perguntando: mas como vou introduzir banana verde na minha alimentação?

Primeiramente, deve-se cozinhar a banana verde. Depois podemos utilizá-la no preparo de subprodutos como a biomassa e a farinha de banana verde, que são utilizadas para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo. Além disso, você pode adicionar a biomassa da banana verde em sucos de frutas e vitaminas.

O preparo da banana verde é simples e pode ser feito em casa. Veja como preparar a biomassa:

1. Higienize bem as bananas verdes (de preferência a nanica) com casca, uma a uma;
2. Em uma panela de pressão cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água já fervente por 20 minutos;
3. Ao término do cozimento espere o vapor escapar naturalmente.
4. Vá tirando a casca da polpa. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar;
7. Coloque a quantidade desejada da polpa cozida e quente no processador;
2. Processe até obter uma pasta bem espessa;
3. Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico. Essa polpa pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitará de um reprocessamento

Você pode bater a biomassa com água, polpa de frutas ou frutas in natura, associadas com castanhas e sementes, fica muito nutritivo e saboroso!

Fontes: Nutrição em Pauta; VP-Nutrição Funcional.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here