Beleza lusitana em Águas de Lindóia

0
15

Conformação e andamentos do Cavalo Lusitano serão atrações no 3º Festival da raça, realizado no Circuito das Águas Paulista

Bureau Comunicação & Marketing

As provas morfológicas terão importante destaque no 3º Festival do Cavalo Lusitano de Águas de Lindóia. Neste ano, o cronograma oficial traz competições que privilegiam a riqueza de andamentos e o porte sempre elegante da raça. Nos dias 16, 17 e 18 de setembro, o Espaço Burle Marx, na região central do município, será palco de um Concurso de Machos entre dois e cinco anos hípicos, Aprovação de Garanhões, além de uma disputa pela Melhor Cabeça.

Nesta edição, cerca de 40 animais estão inscritos, querendo chegar aos Grandes Campeonatos de domingo, quando os juízes irão eleger o Grande Campeão Macho Jovem e o Grande Campeão Macho Adulto. O enfrentamento entre os dois define o Campeão dos Campeões.

O sistema de avaliação é simples: divididos em categorias, cada concorrente vai à pista, onde se apresentam separadamente. Após os apontamentos do júri, que leva em conta a conformação peculiar dos Lusitanos, são distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze.

No domingo, além dos Grandes Campeonatos, a expectativa fica por conta do julgamento de novos padreadores do Puro-Sangue Lusitano. A partir das 9h, a equipe técnica analisa quesitos básicos como: dorso, conjuntos de formas, garupa e membros, entre outros. Os aprovados passam, então, a integrar o Studbook da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano (ABPSL), como reprodutores chancelados pela entidade.

Em Águas de Lindóia, o quinteto responsável por julgar as provas morfológicas será formado por Alexander Bloem, Davi Carrano, Neimar Roncati, Orpheu Ávila e Rogério Pinheiro Passos.

O 3º Festival do PSL de Águas de Lindóia é fruto da parceria da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano (ABPSL) com a Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia, apresentado pelo Banco Santander, com patrocínio da Avallon Blindagens, Companhia Athletica, Haras LS, Guabi e Redecard. Apoio: Haras do Drosa e Associação dos Hoteleiros de Águas de Lindóia (Ahal).

Programação:

Sexta (16/09)

14h – Morfologia de Machos – 2ª e 3ª categorias
18h – Equitação de Trabalho – etapa de Ensino (duas pistas)

Sábado (17/09)

8h30 – Equitação de Trabalho – etapa de Maneabilidade
11h30 – Cavalgada
13h – Cerimônia na Praça Golegã
14h – Morfologia de Machos – 4ª e 5ª categorias
a seguir – Melhor Cabeça
18h – Equitação de Trabalho – etapa de Velocidade

Domingo (18/09)

9h – Aprovação de Garanhões
a seguir – Circuito de Velocidade de Equitação de Trabalho
a seguir – Grandes Campeonatos – Morfologia de Machos

Sobre o Puro-Sangue Lusitano no Brasil e a ABPSL

A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano (ABPSL), presidida, no biênio 2011-2012, pelo empresário José Francisco Brito Eusébio, foi fundada em 1975, com o principal objetivo de desenvolver e manter o stud book da raça, fomentando a criação deste milenar animal no Brasil.

Atualmente, o País conta com aproximadamente 12 mil Cavalos Lusitanos registrados e ostenta o status de um dos maiores exportadores mundiais do animal, ajudando a raça a conquistar reconhecimento internacional. Em Portugal, berço natural do PSL, também existem animais nascidos no Brasil, mas Estados Unidos e México são os maiores compradores dos Lusitanos criados por aqui.

Conheça o portal do Puro-Sangue Lusitano no Brasil: www.associacaolusitano.com.br. No Facebook www.facebook.com/#!/ABPSL e no Twitter @abpslusitano.

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?tit=beleza_lusitana_em_aguas_de_lindoia&id=62403

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here