Atividade leiteira é discutida pela comunidade científica e setor produtivo

0
3

20/11/2013

Entre os dias 20 e 21/11, a Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), a Secretaria do Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul e as cooperativas Santa Clara e Cosulati promovem a “Reunião Técnica do Leite 2013”. Com o objetivo de fortalecer a atividade leiteira na região Sul e no RS, o evento quer envolver técnicos, extensionistas, pesquisadores, produtores e representantes de instituições que atuam na cadeia produtiva do leite. A proposta é o estabelecimento de um fórum permanente de discussão entre a comunidade científica e o setor produtivo, para acolher demandas, integrar instituições e profissionais e embasar o estabelecimento das futuras ações de PD&I para a atividade da Região.

O planejamento para realização da reunião baseou-se na importância econômica e social da cadeia produtiva no País e na Região Sul. De 2000 a 2010, segundo dados do IBGE, a produção de leite cresceu 55,89%. Nesse mesmo período, a Região Sul quase dobrou a produção, aumentando 96,12% no volume de leite produzido, representando mais de 30% do leite nacional.

Segundo a pesquisadora responsável pelo evento, Maira Zanela, aliado ao aumento da produção no Rio Grande do Sul, os investimentos das indústrias lácteas têm impulsionado o setor.  “O potencial de captação de leite no RS é de cerca de 15 milhões de L/dia. Dados do Sindilat/RS indicam que a ociosidade dos laticínios em 2012 ficou na faixa de 40%, o que demonstra o potencial industrial já instalado para crescimento do setor”, revela.

Importância Social

A atividade leiteira é desenvolvida em 93% dos municípios gaúchos, envolvendo mais de 700 mil pessoas e cerca de 85 mil produtores, caracterizando-se em uma importante geradora de riqueza e renda no meio rural. Neste estado, a pecuária leiteira é predominantemente familiar, onde cerca de 70% dos agricultores são pequenos produtores. Dessa forma, destaca-se a importância social do leite na fixação do homem no campo e a consequente redução do êxodo rural.

Serviço

Reunião Técnica do Leite 2013
Dias: 20 e 21 de novembro, das 8h30 às 17h
Local: Embrapa Clima Temperado, BR 392, Km 78
Programação aqui.

Cristiane Betemps – jornalista (7418/RS)
Embrapa Clima Temperado
E-mail: cristiane.betemps@embrapa.br

Fonte: Embrapa