Embrapa lança livro sobre pesquisa e transferência de tecnologia para a agricultura familiar na Amazônia

0
19
Agricultor Francisco Brito sitio no Nucleo Rural Taquara , no estado do Goias . Foto : Roberto castro.

Com a participação de especialistas de diferentes áreas e instituições, a Embrapa Amazônia Ocidental lançou o livro “Pesquisa e Agricultura Familiar: intercâmbio de ações e conhecimentos para transferência tecnológica na Amazônia”. A publicação tem como editores técnicos os pesquisadores Lindomar de Jesus de Sousa Silva, José Olenílson da Costa Pereira e Aleksander Westphal Muniz, e reúne nove artigos que abordam diferentes aspectos sobre o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais e ribeirinhas da região Amazônica.

A publicação é fruto de discussões envolvendo profissionais de instituições de pesquisa e de ensino, abordando a pesquisa agropecuária voltada às comunidades rurais na região, bem como aos mecanismos de transferência de tecnologias para esses produtores de base familiar. De acordo com o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental e um dos editores do livro, Lindomar de Sousa Silva, há alguns anos um grupo de pesquisa em socioeconomia intensificou esse debates com outras instituições buscando caminhos para um desenvolvimento sustentável das famílias que vivem na zona rural. Entre as instituições que participam desses debates estão universidades federais e estaduais (Ufam, UFPA, UEA, UFRGS, Uepa), instituições de pesquisa (Inpa), organizações da sociedade civil e outras unidades da Embrapa (Roraima e Pará).

Segundo o pesquisador José Olenilson da Costa Pereira, como resultado dessas discussões já foram realizados três eventos em Manaus, sendo o último em 2019 que abordou os serviços ambientais proporcionados pelas práticas que essas comunidades adotam. “Realizamos também dois workshops, em 2015 e 2017. Da mesma forma foram construídas parcerias para projetos de pesquisa e de transferência de tecnologia envolvendo essas instituições”. De acordo com o pesquisador, essas parcerias fortalecem o intercâmbio e a partilha de conhecimentos técnicos, pressuposto essencial para aprofundar as análises e as ações junto às comunidades amazônicas.

Nesse sentido, o livro faz parte de um conjunto de ações para fortalecer a rede de pesquisa e transferência de tecnologia para a agricultura familiar na região. “São estudos que mostram os desafios existentes no meio rural da Amazônia, mas que apontam caminhos para pesquisadores, gestores e agentes sociais, tanto para o desenvolvimento de novas pesquisas como para políticas públicas que visem um desenvolvimento sustentável dessa região”, ressalta Lindomar Souza Silva.

A publicação pode ser acessada gratuitamente no site da Embrapa (www.embrapa.br). Para fazer o download acesse site da Embrapa.

Fonte Embrapa