Alto custo de produção de café em Mirante da Serra (RO) assusta cafeicultores da região

0
14
Mirante da Serra, em Rondônia, na região de Ji-Paraná, não possui altitude elevada, apesar do nome da cidade. No município, a produção do café é o conillon, como em todo o estado, e os cafeicultores do município também estão sofrendo com altos custos de produção.
“Os custos de produção da região central do estado são elevados, e os produtores têm um preço um pouco defasado do preço praticado nas regiões centrais ou do Espírito Santo. Mas não muita coisa. A nossa qualidade praticamente compensa a diferença. Nós temos até um preço razoável. O preço recebido pelos produtores é de R$ 190 a saca para um café conillon tipo 8”, comentou o cafeicultor de Mirante, José Francisco Cardozo em entrevista ao Notícias Agrícolas.
A defasagem do preço e a falta de incentivo resultaram em uma queda na safra de Rondônia. Além da dificuldade de preço, tem a dificuldade de produzir em um local mais úmido. “A região é mais úmida, onde as ervas daninhas competem com o café. Na verdade, nós temos uma região grande produtora, com umidade muito alta, e a manutenção desse café com qualidade de produção realmente deve ser maior do que em outras regiões. Os cafés de Rondônia seguem para secadores mecânicos, e outra parte trabalha com secador em terreiro“ disse Cardozo.
O café de Rondônia é exportado para países como a Alemanha, para o desenvolvimento de blends. “O nosso café robusta tem um diferencial muito maior em relação à qualidade do que o café do Espírito Santo, em função de ter menos acidez. É um café neutro, que tem muito interesse do exportador que faz o blend. Mas, a produção do café na região não aumentou muito por causa da defasagem do preço e da falta de incentivo merecido da parte dos órgãos que financiam a safra. O produtor não tem ajuda, então ele é obrigado a vender o café antes do prazo. E não tem recurso para custear a lavoura seguinte. Isso prejudica um pouco o incentivo para o aumento da produção na região, finalizou o cafeicultor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here