Alimentos x Agrotóxicos

0
119

Desde 2001, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) realiza um levantamento sobre a quantidade de agrotóxicos dos alimentos, é o chamado PARA (Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos). Ontem (06/12) foi divulgado o relatório referente à 2010.

Foram analisadas 2488 amostras de 18 tipos de alimentos em todos os Estados e no Distrito Federal, exceto São Paulo. Das amostras de alimentos analisadas pela agência, 28% apresentaram ou limites acima do recomendável ou substâncias não aprovadas para o produto.

O campeão de irregularidades é o pimentão, onde 92% das amostras analisadas foram consideradas insatisfatórias no relatório, sendo que há dois anos, esse índice era de 65%. Os outros dois alimentos mais problemáticos são o morango e o pepino, com 63% e 57% de amostras com mais agrotóxicos do que o permitido, respectivamente.

Esta pesquisa fui divulgada na mídia por diversos jornais, sites, telejornais, … Um deles nos chamou a atenção. Foi a publicação do jornal Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1017638-agrotoxico-irregular-aparece-em-28-dos-vegetais-no-brasil.shtml). Ao término da matéria eles colocam uma figura ilustrando o ranking dos alimentos e também explicam como lavar os alimentos.

No caso, eles orientam a lavar as frutas e hortaliças com detergente neutro e as frutas de casca fina com sabão. Porém, isso é errado e totalmente contra as boas práticas de higiene que se deve ter dentro de uma cozinha. Ao se utilizar o detergente você estará contaminando o seu alimento. É o que chamamos de contaminação química.

Agora, olhem que interessante. Sabem o que também é classificado como um perigo químico? Os agrotóxicos! Isso mesmo! Então, na matéria eles estão ensinando a retirar, ou melhor, minimizar um perigo e substituir por outro, no caso o agrotóxico pelo detergente.

Então, aqui vai a correta maneira de se higienizar frutas e hortaliças:

1. Em um recipiente bem higienizado preparar a solução clorada: para cada 1L de água colocar 1 colher de sopa de água sanitária ou gotinhas de hipoclorito, que nada mais é do que a água sanitária mais concentrada;

2. No caso das hortaliças, selecionar e retirar as folhas deterioradas;

3. Lavar em água corrente folha a  folha e no caso de frutas e vegetais esfregar com uma escovinha;

4. Colocar de molho na solução clorada por no mínimo 10 minutos;

5. Enxaguar em água corrente e em seguida passar no secador de salada no caso das folhas.

Agora sim, fazendo este procedimento seu alimento estará seguro para consumo e a quantidade de agrotóxicos será reduzida.

Fonte: http://www.duonutri.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here