Alimentos das abelhas

0
361

Normalmente nesta época do ano, o inverno, há pouca oferta de alimento natural para as abelhas. Mas, neste ano de 2010, o inverno está se apresentando mais rigoroso que em anos anteriores; temperaturas negativas estão acontecendo neste período, principalmente nas partes mais altas do Estado. No entanto, há muito tempo não tínhamos temperaturas tão baixas por tanto tempo… Neste momento o apicultor tem que pensar em suas obreiras fornecendo uma alimentação para que elas possam enfrentar este período tão inóspito.
Os alimentos para as abelhas são classificados em alimentos naturais e artificiais.
O alimento natural pólen, apresenta uma importância de 55%, enquanto o mel é de 45%, segundo Rossi (1996), o mesmo autor também informou que as abelhas operárias têm uma vida mais prolongada quando estão bem nutridas com fonte protéicas. Para nutrição do organismo das abelhas são necessários: carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas e água.
O néctar corresponde originalmente a um líquido adocicado composto de sacarose, glicose, frutose e água secretadas nos nectários das flores onde é retirado pelas abelhas e levado até a colméia. Depois de transformado em mel pelas abelhas é depositado nos favos e operculado, tão logo sua umidade seja reduzida a 18 a 29%, o que permite sua conservação por longo tempo.
O mel é o alimento básico das abelhas adultas e faz parte da alimentação das larvas.
O pólen representa o gameta masculino das flores, é matéria prima mais importante e rica, utilizada pelas abelhas, principalmente, no preparo da geléia real necessária para a alimentação das larvas e rainha. As abelhas nutrizes somente produzem geléia real se estiverem consumindo pólen ou algum substituto com propriedades semelhantes. O consumo de pólen, na colméia, é muito grande na primavera e nas outras estações do ano e sempre proporcional às larvas em desenvolvimento. Como alimento direto é utilizado pelas abelhas e fornecido para as larvas de operárias e zangões com mais de 3 dias de idade.
As abelhas, embora minúsculas, necessitam de água para viver e principalmente para diluição do alimento (papa para as larvas) e condicionamento do ar.
Uma colônia de abelhas com população normal, na ausência da entrada de néctar, segundo alguns autores, necessita aproximadamente de um galão (5 litros) de água por semana.

Fonte: http://www.folhadesaoborja.com.br/index.php/rural/espaco-abelha/84-coluna-espaco-abelha/1263-alimento-das-abelhas.html#top-toolbar-article

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here