Alface: Safra de verão se inicia com mercado de mudas aquecido

0
2
maxmann (CC0), Pixabay

Publicado em 12/12/2018

Com a proximidade do verão e as temperaturas mais elevadas, o mercado de mudas se manteve em alta nas últimas três semanas. Apesar dos preços ainda baixos nas roças paulistas, a produtividade e a qualidade das folhosas estão satisfatórias na região de Mogi das Cruzes (SP), devido ao clima favorável entre o final de novembro e início de dezembro.

As chuvas – atualmente leves e em menor frequência – estão contribuindo para o aumento dos níveis dos tanques e reservatórios das lavouras das regiões e não têm prejudicado a produção das alfaces. Dessa forma, muitos produtores que tinham reduzido ou interrompido a produção retomaram as atividades, reaquecendo o mercado de mudas. No mês passado, o número de bandejas comercializadas teve variação positiva de 21,62% em comparação com outubro.

Com isso, de acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, o transplantio de alfaces deve se manter em ritmo acelerado durante a safra de verão – mesmo com as festas de final de ano, as quais costumam “travar” a demanda pelo produto.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti