Variedades de Café

0
9

A grande maioria do café produzido e consumido no mundo é da espécie arábica (Coffea Arabica L.). Existem 3 variedades básicas, de onde foram criadas e desenvolvidas quase todas as outras, cultivadas economicamente no Brasil.

– Cramer: variedade conhecida como café comum, nacional, Brasil, entre outras nomenclaturas. A planta vai de 2 a 3 metros de altura e apresenta uma forma que se aproxima de um cone. Seus frutos são vermelhos, brilhantes e lisos.

– Bourbon: esta variedade é conhecida pelo nome de café bourbon ou café fava. Como na variedade anterior, as plantas vão de 2 a 3 metros de altura, mas apresentam um formato cilíndrico. Os frutos apresentam o mesmo formato do café comum, mas com um tamanho reduzido.

– Caturra: sem que haja comprovação, essa variedade deve ser originária do café bourbon. É uma planta mais baixa do que as das variedades anteriores, não ultrapassando os 2 metros de altura. Os frutos são praticamente iguais ao do bourbon.

Além das variedades originárias do café arábica, existem, também, as variedades do café robusta (Coffea Canephora Pierre). O robusta tem uma quantidade maior de cafeína, se comparado ao arábica, mas seu gosto e aroma não são tão acentuados. Apesar disso, geograficamente falando, é um dos mais cultivados. A planta atinge de 2 a 5 metros de altura e é bem diferente do arábica. A floração é rápida e acontece de 2 a 3 vezes por ano. Os seus frutos são vermelhos e esféricos.

Fonte: www.revistacafeicultura.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here