Agricultores estão otimistas com colheita de milho safrinha

0
3

12/08/2014

A safra de milho no segundo semestre deste ano vem surpreendendo o produtor rural. Segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), 29 municípios já estão na fase de colheita e a safra de 60 % dessas regiões já foi colhida.

De acordo com o gerente da Cocamar, Unidade Doutor Camargo, José Conti, a falta de chuva na região não é prejudicial à fase atual do milho safrinha. “Com a excelente produtividade e alta qualidade do grão, os agricultores seguem otimistas com a safra atual”.

O gerente ainda destacou que em média estão sendo colhidas 220 sacas por alqueire na região de Maringá. “Existem produtores rurais que já colheram 300 sacas de milho safrinha no mês de julho e começo de agosto, em média todos os produtores estão no mesmo patamar de produtividade”, declarou

A situação de preços e a demanda para exportações, no entanto, estão diferentes na comparação com 2013. No ano anterior a safra foi prejudicada devido a eventos climáticos como seca e duas geadas. Os preços do milho no mercado físico estão 10 por cento mais baixos que em agosto de 2013, segundo o indicador ESALQ/BM&FBovespa. Atualmente, o valor da saca é de R$ 18, enquanto no ano passado o valor chegou a R$ 25. Além do milho safrinha, também estão em fase de colheita áreas de cultivo de cana, mandioca e café.

Brasil

De forma geral no país, a produção de milho pode chegar a um novo recorde pelo terceiro ano consecutivo, se o tempo cooperar, prevendo uma colheita de 85,1 milhões de toneladas de milho.A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) previu na quinta-feira que o país deverá colher 46,87 milhões de toneladas do cereal nesta “safrinha”, contra 46,93 milhões um ano atrás.
Fonte: HNews – Jornal Eletrônico do Interior do Paraná