Adubação de Pastagens bem Planejada não Contamina o Lençol Freático

0
5

A produção de forragem em pastagens está diretamente relacionada à disponibilidade de nitrogênio para as plantas. A mineralização de matéria orgânica e a adubação química são as principais fontes de nitrogênio em pastagens formadas exclusivamente por gramíneas.

A pressão por maior eficiência de uso da terra tem estimulado a intensificação dos sistemas de produção animal em pastagens. Por outro lado, a sociedade cobra, cada vez mais, a garantia de preservação do ambiente e de produção de alimentos seguros.

A aplicação de fertilizantes nitrogenados é uma das principais técnicas utilizadas aumentar a produtividade do pasto, no entanto, pode também provocar impactos negativos sobre o ambiente.

Primavesi et al. (2006) avaliaram a perda de N-nitrato em pastagens de capim-coastcross adubadas com 125, 250, 500 e 1.000 kgN/ha.ano na forma de uréia ou nitrato de amônio em dois anos consecutivos. A adubação foi parcelada em cinco vezes no período de novembro a abril e aplicada sempre após o corte das parcelas experimentais.

A Figura 1 mostra que os maiores teores de N-nitrato ocorreram para o nitrato de amônio e para as maiores doses de N até 100 cm de profundidade do solo (Figura 1). Os autores concluíram que não há risco de contaminação do lençol freático em solos profundos, de textura média e ocupados por gramínea tropical, quando as adubações nitrogenadas são adequadas à capacidade de extração da planta.


Figura 1. Teores de N-amônio no solo, de acordo com as doses de N, em 1998-1999. U250 e U1000 = 250 e 1.000 kg N/ha.ano na forma de uréia (dividido em cinco aplicações). NA250 e NA1000 = 250 e 1.000 kg N/ha.ano na forma de nitrato de amônio (dividido em cinco aplicações).
Fonte: Primavesi et al. (2006).

Comentário dos autores:

A adubação nitrogenada é uma das principais técnicas utilizadas para aumentar a produtividade das pastagens. Nos últimos anos, no entanto, têm-se observado maior preocupação da sociedade com a preservação e a sustentabilidade do ambiente. A água é um recurso natural essencial à vida e a sua contaminação por nitrato pode a torná-la inadequada para o consumo humano. O trabalho de Primavesi et al. (2006) mostra que, quando bem planejada, a adubação nitrogenada em pastagens formadas por gramíneas não provoca a contaminação do lençol freático.

Referências bibliográficas

PRIMAVESI, O.; PRIMAVESI, A.C.; CÔRREA, L.A.; Silva, A.G.da; CANTARELLA, H. Lixiviação de nitrato em pastagens de coastcross adubada com nitrogênio. Revista Brasileira de Zootecnia, v.53, n.3, p.683-690, 2006.

Autores:

Marco Antonio Alvares Balsalobre – B&N Consultoria e Bellman Nutrição Animal

Patrícia Menezes Santos – Pesquisadora da EMBRAPA Pecuária Sudeste

Odo Primavesi – Embrapa Pecuária Sudeste

Fonte: http://www.milkpoint.com.br/adubacao-de-pastagens-bem-planejada-nao-contamina-o-lencol-freatico_noticia_396_61_178_.aspx

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here