Acre terá manual técnico para cultura da seringueira

0
6

Publicação aborda todas as atividades do sistema de produção, desde os cuidados com o plantio até técnicas de manejo e condução do seringal.

terça, 24 de maio de 2011

 

Na segunda e terça-feira (23 e 24), extensionistas, produtores rurais, pesquisadores e estudantes se reúnem no auditório da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) para discutir o conteúdo do Manual Técnico de Heveicultura do Acre, publicação que vai orientar sobre o passo-a-passo para a extração de látex e produção de borracha natural no Estado. A primeira versão do manual, elaborada pela Embrapa Acre, está sendo debatida e avaliada durante a Reunião Técnica de Consolidação do Sistema de Produção da Seringueira para o Estado.

O manual aborda todas as atividades do sistema de produção, incluindo desde os cuidados com o plantio até técnicas de manejo e condução de um seringal. No total, são descritos 185 procedimentos de planejamento e práticas de campo que podem atender às demandas de produtores rurais, extensionistas e demais profissionais interessados no tema. “Será uma ferramenta importante para o planejamento do cultivo da seringueira, etapa que merece atenção do produtor rural para evitar perdas futuras”, afirma o pesquisador Rivadalve Gonçalves, editor da publicação.

Resultado das pesquisas coordenadas pela Embrapa Acre, unidade Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nos últimos 30 anos, o manual considera sugestões de produtores rurais, proprietários de viveiros, estudantes, profissionais da extensão rural, do Mapa, Secretaria de Estado de Florestas, Universidade Federal do Acre (Ufac), além da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP, campus de Botucatu, SP).

De acordo com o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Lourival Marques, a parceria dessas instituições é fundamental para alcançar a meta de plantio de 10 mil hectares, estabelecida pelo Governo do Estado, dentro do Programa de Florestas Plantadas, que financia plantios de seringueira em parceria com o Banco da Amazônia. “Essas recomendações são um esforço conjunto para recuperar os índices registrados no passado, quando o Acre tinha grande participação na produção nacional de borracha.

” Para o chefe-geral da Embrapa Acre, Judson Valentim, o financiamento para a produção de borracha é uma dificuldade antiga, mas hoje o governo do Estado está investindo em alternativas para solucionar essa questão. “A participação dos produtores rurais e extensionistas é essencial para a ampliação dos cultivos de seringueira e para o sucesso dessa atividade. Com certeza o manual será um instrumento importante para a atualização de conhecimentos para os atores dessa cadeia produtiva”, disse.

Fonte: Embrapa

http://painelflorestal.com.br/noticias/seringueira/11641/acre-tera-manual-tecnico-para-cultura-da-seringueira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here