Acompanhamento do Clima Permite Melhor Gerenciamento do Seringal

0
13

Em períodos chuvosos, a extração e coleta do látex ficam comprometidas e geralmente obtém-se uma menor qualidade da borracha, principalmente devido à queda de alguns parâmetros, tais como o teor de borracha seca (DRC) e também o índice de retenção plástica (PRI).

 

Pensando nisso, a Natural Comunicação lançou um novo serviço para o setor produtivo da borracha natural no Brasil. É o climatograma, que acompanha e registra a ocorrência das chuvas e a temperatura média de determinado período, em certa localidade, e que pode ser acessado no website do Sistema de Informações da Borracha Natural Brasileira.

 

Uma vez que o aspecto fitossanitário da seringueira está intimamente ligado ao clima, com o climatograma das regiões produtoras de borracha o agricultor poderá acompanhar a umidade e a temperatura média de sua região. Assim, poderá ficar atento a possíveis incidências de doenças da seringueira favorecidas pela umidade. Um exemplo é o fungo causador do mal das folhas (Microcyclus ulei), que se beneficia de elevada umidade e temperaturas altas. O ataque de ácaros também é favorecido pela umidade, como observamos fortemente nesta safra, sobretudo nos meses de março e abril, em São Paulo.

 

Além disso, o clima – e mais intensamente as chuvas – influencia o grau de enfolhamento das árvores e a produtividade da seringueira. Com a disponibilidade das informações periódicas de temperatura e precipitações fornecidas pelos climatogramas, os agentes poderão tomar decisões para aprimorar o manejo de suas plantações.

 

Fonte: http://www.ciflorestas.com.br/conteudo.php?id=2892

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here