ACNB e ACGZ se reúnem em prol da raça Nelore

0
8

Qualidades comprovadas do Nelore estimulam criadores a retomar a raça no Sul do país

ContatoCom

Com a proposta de conhecer a atual situação do gado Nelore no Sul e fomentar o gado Nelore no Sul do país, membros da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) reuniram-se no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), com Felipe Picciani, presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), André Locateli, gerente executivo da entidade, e diversos criadores participantes da Expointer 2011, no dia 30 de agosto. Na oportunidade, os criadores expuseram os avanços no rebanho Nelore e o favorável momento de mercado para reprodutores da raça, que têm vivenciado. Em diversas regiões do estado os touros Nelore têm sido utilizados no cruzamento com matrizes de raças de origem europeia para a produção de animais cruzados para o abate. Durante a reunião foram discutidas as diretrizes para a formatação de um plano de ações que visam fomentar a raça e divulgar a grande retomada do Nelore no Rio Grande do Sul.

Marco Michelotti, médico veterinário e diretor técnico da ACGZ, destaca que a busca de reprodutores Nelore ocorre devido a um trabalho renovador de exposição da raça e a seriedade dos criadores envolvidos. “Outros motivos são os que já se comprovaram na raça e são imbatíveis no Brasil que é a rusticidade e fertilidade nos ambientes mais difíceis bem como facilidade de parto e habilidade materna. Estas qualidades, além de serem ótimas na raça, imprimem muito naquelas em que se fazem cruzamentos”.

Picciani acredita que essa iniciativa é importante não só para a região Sul, mas também para a pecuária. “A raça Nelore evoluiu muito em produtividade e precocidade nos últimos anos, além de ser o maior rebanho nacional. Atualmente existe uma grande procura por reprodutores e matrizes geneticamente avaliados, e estes, têm sido cada vez mais valorizados pelo mercado. Por isso, o papel da ACNB é muito importante nesse processo”, conclui.

Para Michelotti o compromisso firmado em contribuir com o aumento da exposição das qualidades do Nelore nos veículos de imprensa e feiras regionais, bem como promover provas em ganho de peso e programas de melhoramento genético no Rio Grande do Sul, marca o avanço da raça no estado.

Essencialmente conhecida como produtora de carne, a raça Nelore é uma das raças zebuínas mais bem definidas do Brasil. A busca incessante por rebanho cada vez mais adaptados ao clima e às pastagens brasileiras, mais resistentes, que tenham excelente formação de carcaça, tem levado os pecuaristas a investirem em Programas de Melhoramento Genético, proporcionando animais de alto desempenho e uma carne mais saudável e saborosa.

Nelore do Brasil

Fundada em abril de 1954, a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) tornou-se a referência máxima dos produtores da raça e uma das mais expressivas entidades da pecuária brasileira. Conta com cerca de 2.500 associados, busca a integração de criadores, invernistas e pecuaristas para fortalecer a raça que representa 80% do rebanho de corte nacional. Busca ainda posicionar o sistema de produção de carne a base de forrageiras, a partir de animais com genética Nelore selecionada, como a melhor opção para a pecuária sustentável nos trópicos.

 

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?tit=acnb_e_acgz_se_reunem_em_prol_da_raca_nelore&id=62376

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here