A Cadeia Produtiva da Borracha

0
610

A cadeia produtiva da borracha natural é constituída por quatro setores: 1) Produção (heveicultura e extrativismo nos seringais nativos), 2) beneficiamento (usinas), 3) indústrias (pneumáticos e artefatos), 4) comércio e prestação de serviços; além de um agente inicial para insumos e o consumidor final, os quais atuam em seqüência e são interdependentes.

No Brasil, o setor produtivo conta com aproximadamente 137.000 ha, o setor de beneficiamento conta 22 usinas de beneficiamento e setor industrial conta com 8 indústrias de pneumáticos, maior consumidor da borracha natural. Na Bahia, além da fábrica da Pirelli instalada em Feira de Santana, recentemente instalaram-se no Pólo Industrial de Camacari a Bridgestone e a Continental. As Plantações Michelin está ampliando sua fábrica localizada no Rio de Janeiro.

Os setores de produção e beneficiamento da borracha são considerados os mais fracos da cadeia, obtendo faturamentos anuais de 300 e 400 milhões de reais/ano, respectivamente, sendo muito menores que o das Indústrias de pneumáticos (14,2 bilhões de reais)e de artefatos (4,2 bilhões de reais). No setor produtivo, a situação é mais crítica, pois o menor faturamento ainda é dividido com um número elevado de empresários e empregados, levando a um resultado per capta bem menor que nos demais setores da cadeia.

Portanto, existe a necessidade de apoio governamental e das empresas de maior porte dos setores de produção, beneficiamento e industrialização, para incentivos em pesquisa e desenvolvimento no setor produtivo, de modo a superar os entraves e fortalecer a cadeia como um todo.

O fator mais importante, objeto deste projeto, é que o crescimento dos setores de produção e de beneficiamento da borracha está relacionado a investimentos em novos plantios para expansão da área cultivada com seringueira visando o aumento da produção nacional de borracha natural. Se a taxa de crescimento do consumo continuar 5% ao volta do ano de 2030, esses setores aumentarão mais de dez vezes a sua capacidade instalada, o seu faturamento e potencial de geração de 1.100.000 empregos diretos, 1.925.000 empregos indiretos, na cadeia produtiva como um todo, nos próximos 25 anos.

Fonte:  http://www.sindruralitamaraju.com.br/exibemsg.php?titulo=Projeto%20Seringa%20Verdes%20Campos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here