3º Fórum de Gado de Corte da Alltech reunirá nomes de peso do setor

0
6

05/11/2013

O mundo está de olho na carne bovina brasileira, as exportações registraram um crescimento de 19,4% no acumulado entre janeiro e setembro no volume de produtos. Atenta a este mercado, a Alltech – empresa de nutrição animal e biotecnologia – realizará no próximo dia 20 de novembro seu 3º Fórum de Gado de Corte, em Campinas, no Royal Palm Plaza. As inscrições são limitadas e deverão ser realizadas via e-mail eventosbr@alltech.com.

O evento terá cinco palestras com grandes nomes do setor: Prof. Dr. Don Adams, da Universidade de Nebraska – Lincoln, com os temas “Produção de gado de corte – uma visão sistêmica” e “Programação fetal em bovinos de corte”; Prof. Dr. Luis Orlindo Tedeschi, da Texas A&M University, apresentando uma ferramenta matemática para prever o tempo ideal de confinamento, maximizar lucro e selecionar vacas de alta eficiência energética; Prof. Dr. João Vendramini, da Universidade da Flórida, que abordará estratégias nutricionais e de manejo para novilhas e vacas primíparas a pasto e Prof. Dr. Ricardo Andrade Reis, da UNESP de Jaboticabal, explicando mais sobre programas de suplementação baseados no manejo de pastagem.

O objetivo do fórum é colaborar para que os técnicos participantes atualizem seus conhecimentos e ajudem a manter o mercado brasileiro na liderança. A pecuária bovina possui um ciclo de reprodução longo. Para que o produto final tenha qualidade, são necessárias boas técnicas de manejo e nutrição durante a vida do animal.
Este ciclo é dividido entre fases de cria, recria e engorda.

A primeira concentra-se na produção de bezerros e necessita de atenção desde o momento em que a vaca fica prenha. Uma das formas de colaborar com o desenvolvimento do animal ainda na fase de feto é programar a nutrição materna durante a gestação. Quando a mãe está subnutrida, a saúde do recém-nascido fica comprometida, assim como seu desenvolvimento ao longo da vida adulta. O Dr. Adams explicará, durante uma das suas palestras, como funciona a programação fetal e dará algumas dicas para acertar o manejo neste momento tão importante.

Já no período de recria, após a desmama do bezerro, outros cuidados são necessários. Nesta etapa, que varia entre dois a três  anos, o prof. Dr. Ricardo Andrade Reis apresentará estratégias  de suplementação  para este  período, quando os animais são mantidos a pasto.  Um cuidado ainda mais especial requerem as novilhas e as vacas primíparas (mães de primeira viagem), que são a base do rebanho bovino. O prof. João Vendramini vai compartilhar com os técnicos os conhecimentos mais atuais disponíveis sobre esse tema.

Por fim, chega a engorda com duração de aproximadamente 12 meses. Ela pode ser realizada em sistemas de pastagens ou de confinamento. No primeiro, os animais são divididos em piquetes ou currais com áreas restritas e os alimentos e água, dispostos em cochos. Oferece algumas vantagens como o controle maior dos animais e o uso mais eficiente de mão de obra, maquinário e alimentos. Elaborar um planejamento financeiro que ajude a aumentar os lucros e a identificar as melhores vacas do rebanho no confinamento será tema da palestra do Dr. Luis Orlindo Tedeschi.

A criação dos animais a pasto é predominante no Brasil por apresentar um custo relativamente baixo. Controlar a alimentação dos animais, fator essencial para uma boa produção, torna-se mais difícil. Dois elementos são importantes para o sucesso da suplementação à pasto: a frequência com que os alimentos são oferecidos e a facilidade de acesso do animal a eles. O Prof. Ricardo Andrade Reis levará aos participantes do fórum as informações necessárias para o triunfo da técnica de suplementação, baseada no manejo da pastagem.

Em todas estas fases, a Alltech oferece soluções diferenciadas que colaboram para uma melhor eficiência dos alimentos consumidos, como Optigen, Beef-Sacc, Actigen e Bioplex. A empresa investe em pesquisas na área de nutrição, qualidade e rastreabilidade para fornecer produtos livres de qualquer contaminação ou danos à saúde animal e humana.

Fonte: Agrolink