Raças

Wagyu: mercado de carne de alta qualidade terá evento nesta semana

22/09/2016

O criador Daniel Steinbruch abre as portas da Fazenda Angélica para mais um grande evento da raça Wagyu. No próximo dia 24 de setembro, em Americana (SP), das 8 às 17 horas, todos os criadores, amigos e admiradores da raça terão a oportunidade de conferir uma programação especial durante todo o dia na propriedade. Conhecidos por ter a carne mais valorizada do mundo os bovinos Wagyu são de origem japonesa e estão inseridos no mercado de carne de alta qualidade com excelentes níveis de marmoreio, responsáveis pela maciez da carne e sabor diferenciado.

Os animais devem receber um cuidado especial em seus oito primeiros meses de vida para uma carne rica em gordura monoinsaturada, Omega3 e Omega6. De acordo com o veterinário responsável da Fazenda Angélica, Vilson Runchi Júnior “Os resultados de marmoreio vem da genética e do manejo. Os bezerros Wagyu devem ser bem alimentados em cochos privativos até os 240 dias. É nesse período que são formadas as células que respondem pela gordura entremeada da carne, que resultam na maciez e suculência”.

As atividades da raça no dia 24 de setembro terão início às 8h do sábado com a primeira edição da Exposição Interestadual do Wagyu, promovida pela Fazenda Angélica e pelos criadores de bovinos da Raça Wagyu, onde serão julgados cerca de 45 animais, de 4 plantéis da raça, durante toda a manhã. O grande diferencial deste evento é a promoção da carne mais valorizada do mundo e o melhor da genética Wagyu, juntas.

O mercado de carne com alto nível de marmoreio cresce a cada ano no país, e é por isso que durante o evento acontece a 5ª edição do Leilão Kobe Premium, às 12h30 do dia 24/09. O criador Daniel Steinbruch, proprietário da Fazenda Angélica, coloca à venda 18 lotes de fêmeas da raça Wagyu, entre bezerras e doadoras, além de 4 lotes com pacotes de sêmens dos bovinos da raça Wagyu.

Todos os animais do V Leilão Kobe Premium já estão disponíveis para pré-lance no site até MF Rural no linkhttp://www.mfrural.com.br/mobile/LeilaoLotes.aspx?leilao=3722

Os animais do leilão serão julgados no mesmo dia, na exposição Interestadual do Wagyu, para comprovar o alto nível racial e a verdadeira qualidade. O Wagyu é uma raça produtora de carne nobre, possui precocidade sexual e habilidade materna, as fêmeas Wagyu PO são extremamente férteis. Segundo Daniel Steinbruch, criador de Wagyu e proprietário da Fazenda Angélica, “o Wagyu é muito rústico, de fácil adaptabilidade. Todos os animais do leilão são de pista, selecionados e preparados para serem referências da raça Wagyu, por mais um ano ofertaremos os nossos melhores animais”.

O grande diferencial do Leilão Kobe Premium são as condições propostas pelo criador Daniel, com um programa de incentivo que tem levado diversos novos investidores à raça, o comprador terá garantia de venda para os futuros produtos nascidos, provenientes das fêmeas ofertadas, com bonificações de até cem por cento em cima do valor da arroba, dentro dos padrões estabelecidos pela Kobe Premium.

A fazenda garante a compra da produção da vaca vendida: o bezerro desmamado vale duas vezes o valor da arroba, na venda de boi gordo a compra será com a mesma bonificação de até duas vezes o valor da arroba dependendo da classificação de marmoreio e para a parceria de confinamento o proprietário envia o animal para a Fazenda Angélica onde será confinado e abatido seguindo a remuneração do boi gordo.
“Somos fornecedores e compradores da nossa genética. Ofertamos nossa melhor genética, pois queremos contribuir para o melhoramento genético da raça e aperfeiçoar a qualidade da carne”, declara Daniel.

“No ano passado, por exemplo, vendemos uma novilha para um criador de Brasília (DF) que neste ano foi a Grande Campeã Nacional da raça em Maringá, a mãe dessa novilha vendemos em 2014 para um criatório em Jardim (MS). Isso comprova a qualidade dos animais ofertados e de nossa intenção que e fornecer a melhor genética para comprarmos de volta a melhor produção possível. O que não serve para o meu plantel não serve no plantel dos nossos clientes e portanto é destinado ao abate. Isso é uma garantia de nossos leilões. Hoje os frigoríficos ainda não oferecem uma remuneração satisfatória aos produtores, e com isso estamos construindo um entreposto de desossa e industrialização para escoar a produção de nossos parceiros”, completa ele.

Durante todo o dia 24 de setembro, além da Exposição Interestadual do Wagyu e do V Leilão Kobe Premium acontece também um ciclo de palestras envolvendo a produção, criação e qualidade da carne da Raça Wagyu. Após as atividades os visitantes poderão conferir o ‘Farm Tour’, por toda a propriedade.

Hoje existem cerca de 35 criadores de Wagyu no Brasil. O rebanho total é de aproximadamente cinco mil e quinhentos animais. Porém, a demanda para a carne Wagyu, conhecida também como Kobe Beef, está cada vez maior, uma carne que vem ganhando destaque na gastronomia devido à qualidade do marmoreio, suculência, maciez, aroma e sabor.

Serviço:

Exposição Interestadual do Wagyu, V Leilão Kobe Premium e 3º Dia de Campo Fazenda Angélica
Realização: Fazenda Angélica e Nova Leilões
Data: 24 de setembro de 2016
Local: Fazenda Angélica – Rodovia Anhanguera km 122, Americana (SP)

Fonte: Agrolink