Café

VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil será realizado em Salvador, BA

03/09/13

Foi alterada a cidade de realização do VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil de Vitória da Conquista para Salvador. A mudança se deve à necessidade de adequação dos limites financeiros recém-aprovados às estimativas de custeio prevista no projeto de realização do evento. “Foi imperativa a decisão para que pudéssemos reduzir substancialmente os custos previstos com passagens, hospedagem, deslocamento de palestrantes e equipes técnicas, montagem de infraestrutura etc”, explica o gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo.

Os Simpósios de Pesquisa dos Cafés do Brasil já fazem parte da agenda brasileira de desenvolvimento científico e tecnológico desde 2000, quando foi realizado o primeiro evento peloConsórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café. O principal objetivo do evento é promover discussão com a comunidade científica e com representantes dos diversos setores da cadeia produtiva do café sobre demandas de pesquisa e tecnologias e produtos desenvolvidos pelas instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café para aumento da competitividade do setor cafeeiro e melhoria da qualidade do produto, com sustentabilidade ambiental e inclusão social. Dessa forma, o evento contribui para o fortalecimento da economia e para o desenvolvimento do Brasil.

O evento reúne representantes da pesquisa, ensino e extensão como pesquisadores, estudantes, professores e ainda extensionistas, produtores, lideranças de associações e cooperativas, representantes da agroindústria, empresários, entre outros. A expectativa que o simpósio conte com 800 participantes.

Temas programados – Esta edição do VIII Simpósio terá como tema central: “Pesquisa cafeeira – sustentabilidade e inclusão social”. A conferência de abertura será intitulada “A atividade cafeeira como sustentabilidade e inclusão social: desafios”. Estão programadas três palestras principais: “Avanços e desafios do Consórcio Pesquisa Café”, “Tendências de consumo e novas oportunidades para os cafés do Brasil” e “Tecnologias aplicadas à sustentabilidade da cafeicultura”. Também serão realizadas três oficinas que vão trazer para discussão os seguintes assuntos: “Etapas para a certificação”, “Identificação geográfica” e “Manejo e conservação do solo e da água para a cafeicultura”.

Entre os temas programados para os minicursos estão “Melhoria da qualidade e agregação de valor do café arábica e conilon”, “Avanços na nutrição do café arábica e conilon”, “Mecanização com derriçadoras portáteis”, “Sistemas agroflorestais e orgânicos” e “Manejo fitossanitário do cafeeiro” e Noções sobre classificação de cafés”.

Nas mesas redondas serão discutidos “O estado da arte da cafeicultura familiar do Brasil”, “Café & Saúde”, “Irrigação” e “Cultivares de café”. O evento também terá apresentação oral de trabalhos, sessões de pôsteres e visitas técnicas em regiões produtoras da Bahia mediante adesão de interessados.

Pesquisa e seus reflexos – O café tem grande importância na economia agrícola brasileira, sendo o quinto produto do agronegócio exportado. A produção brasileira é a maior do mundo, respondendo por mais de um terço da produção mundial. Em 2012, o Brasil foi responsável por 33% do volume exportado no mundo. Nos últimos quatro anos, o café foi responsável por aproximadamente 7,5% das exportações do agronegócio brasileiro. Em 2012, com uma colheita de 50,8 milhões de sacas, a safra brasileira bateu mais um recorde.

Além de ser uma cultura adaptada aos solos e climas brasileiros, sua evolução é, em grande parte, resposta às pesquisas realizadas ao longo desse tempo. Essas pesquisas permitiram o desenvolvimento de cultivares resistentes a doenças, mais produtivas e adaptadas a diferentes condições, bem como a geração de informações sobre cultivo, manejo da cultura e de pragas, aproveitamento de resíduos, entre outras. Estudos que trazem contribuição, soluções e inovação para todas as etapas da cadeia produtiva do café.

VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil – Será realizado de 25 a 28 de novembro, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, BA. O evento é realizado pelo Consórcio Pesquisa Café a cada dois anos e esta edição conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa(Fundo de Defesa da Economia Cafeeira – Funcafé), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura – Seagri-BA, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia –UESB e as demais entidades consorciadas.

Envio de trabalhos técnicos-científicos – Foi prorrogado até 10 de setembro de 2013 o envio de trabalhos técnicos-científicos para o VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. Para enviar, acesse www.simposiocafe.sapc.embrapa.br/index.php?option=com_content&view=article&id=96&Itemid=72.

Consórcio Pesquisa Café – Congrega instituições de pesquisa, ensino e extensão localizadas nas principais regiões produtoras do País. Seu modelo de gestão incentiva a interação das instituições e a otimização de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais. A importância do Consórcio vai muito além do desenvolvimento de tecnologias. A atuação desse arranjo de instituições de pesquisa e ensino brasileiras contribuiu para que o Brasil alcançasse o topo da produção mundial, abastecendo um terço da demanda de café, gerando mais desenvolvimento econômico e social para o País. O Consórcio Pesquisa Café tem um papel fundamental na manutenção da cadeia produtiva do café investindo no agronegócio e trazendo resultados para a agricultura brasileira. Foi criado por dez instituições: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig, Instituto Agronômico –IAC, Instituto Agronômico do Paraná – Iapar, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro – Pesagro-Rio, Universidade Federal de Lavras – Ufla e Universidade Federal de Viçosa – UFV.

Informações sobre o VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil e apresentação de trabalhos científicos pelo sitewww.simposiocafe.sapc.embrapa.br.

Gerência de Transferência de Tecnologia
Texto: Flávia Bessa – MTb 4469/DF
Fone: (61) 3448-1927/1979
Site: www.embrapa.br/cafe
www.consorciopesquisacafe.com.br

 

Fonte: Embrapa