Soja

Venda da safra 13/14 de soja não chega a 50% em Mato Grosso

02/01/2014

A comercialização da safra 13/14 de soja em Mato Grosso segue lenta. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta no último boletim, que das 25 milhões de toneladas projetadas apenas 48% foram vendidas, atraso de 18 pontos percentuais em relação ao último ciclo, que no mesmo período já atingia 67%. O Noroeste e é a região mais avançada com 52%, em contrapartida o Norte tem o maior atraso com venda de 40%.

Mato Grosso registrou a mais expressiva semeadura de soja de sua história, este ano, com 7 milhões de hectares cultivados, que consolidaram a maior produção do Estado até então e o mantiveram o maior produtor do país. A constatação é do Imea, que projetou a exportação de 12 milhões de toneladas, movimentando US$ 6 bilhões de dólares em receita.

Segundo o instituto, neste ano, “mesmo com a confirmação da grande oferta de produto, uma demanda extremamente agressiva pela oleaginosa, puxada principalmente pela China, não deixou os preços caírem mais, ficando estáveis próximos de US$ 13,00 dólares por bushel. Para 2014 é esperada grande volatilidade nos preços que, com uma demanda agressiva e consistente, parece ter suas movimentações atreladas a novos fatos quanto à oferta mundial da oleaginosa”.

Fonte: MT Agora
Autor: Robson Alex