Variedades de Copas de Valor Comercial

Existe um número muito grande de variedades cítricas cultivadas comercialmente nos países produtores de todo o mundo. São elas: laranjas, tangerinas, limões, limas,pomelos,cidras e cunquates. Em algumas regiões do globo são ainda cultivadas, para fins comerciais, as toranjas,a laranja azeda e o calamondin.

Entre as variedades de laranja mais amplamente cultivadas destacam-se: Valência, Baía, Hamlin,Shamouti, Pêra e Calabresa.

Como Variedades de laranja sem acidez existem: Sucreña, Dolce,Lima,Piralima e outras.

As laranjas sanguíneas são cultivadas comercialmente em alguns países da região mediterrânea. Sua coloração avermelhada deve-se ao desenvolvimento de pigmentos do tipo antocianina.

Tangerinas – As tangerinas, ou mandarinas, constituem o segundo grupo de frutas cítricas pela importância. Entre as principais variedades cultivadas comercialmente estão estão as satsumas ( 90% da citricultura do Japão), Mexerica clementina, Poncã, Dancy, Cravo e muitas outras.

Limões – São utilizados principalmente no preparo de limonadas, em confecções culinárias e como aromatizantes.São conhecidas mais de 50 variedades de limões, cultivadas nas diferentes áreas do globo. As principais são: Eureca, Lisboa, Vilafranca, Genova,Femminello,Interdonato,Monachello,Berna,Mesero,Siciliano e muitas outras.

Limas – São mais cultivadas em regiões de clima subtropical e tropical e utilizadas da mesma forma que os limões. No Brasil, as limas ácidas são vulgarmente chamadas de limão.Entre elas destacam-se o Galego  e o Taiti.

Fonte: http://www.agrobyte.com.br/laranja.htm