Catálogos técnicos e de produtos

Vantagens da utilização de silício na adubação

A utilização do silício, além de ação corretiva, também tem ação no controle de doenças causadas por fungos, bem como algumas pragas nas lavouras, é recomendada pela Embrapa.

Vantagens da utilização de silício na adubação
A utilização do silício para o controle de doenças causadas por fungos, bem como algumas pragas nas lavouras, é recomendada pelo pesquisador da Embrapa Pecuária Oeste (Embrapa), Oscar Fontão de Lima Filho.
Ele também salienta que o uso do produto no tratamento de estresses causados por temperaturas extremas, veranicos, metais pesados e/ou tóxicos é altamente benéfico. Dentre as vantagens da aplicação do silício destaca-se o aumento na absorção de nitrogênio, fósforo e potássio e melhoria na arquitetura foliar, com incrementos na fotossíntese.
“Além disso, fontes comerciais atualmente disponíveis no mercado contêm outros elementos que podem contribuir para a nutrição da planta, com o alerta o pesquisador. Os silicatos de cálcio e de magnésio provenientes da indústria siderúrgica, aprovados para uso agrícola, possuem níveis variáveis de silício, cálcio e magnésio, além de outros elementos em menor concentração, como exemplo, boro, zinco, manganês, fósforo, potássio e enxofre”, acrescenta Fontão de Lima.
Estes silicatos, denominados escórias agrícolas, também são considerados corretivos agrícolas, podendo substituir totalmente os calcários, beneficiando culturas importantes, já que boa parte dos solos brasileiros possui baixos níveis de silício.
Fonte: http://www.informativorural.com.br/conteudo.php?tit=vantagens_da_utilizacao_de_silicio_na_adubacao&id=106