Reprodutivo


Vantagens da utilização de palheta fina

Palheta Fina Alta

– Uma simples mudança para uma maior lucratividade!
A Alta apresentou  a Palheta de Sêmen Fina(Fina) para todos os seus mercados a cerca de 5 anos, e tem investido e muito para informar corretamente aos produtores as vantagens desse produto. Enquanto a palheta de 1/4cc (palheta fina) tem sido o padrão em muitos mercados, como o de Canadá e Holanda, ainda existe uma forte competição no uso de palhetas de ½ cc (palheta média) nos mercados internacionais e nos EUA.
Entretanto, as melhorias de desempenho das palhetas Fina são muito superiores e por isso vem se tornando a melhor escolha para os produtores progressistas de todo o Mundo.
Por que a Palheta de Sêmen Fina é melhor?
Tudo começa com o forte lema da Alta onde cada espermatozóide conta!
A Palheta Fina é um pacote que faz que cada célula tenha sua devida importância. O conceito é simples, a palheta palheta fina (de ¼ cc) contem o mesmo número de células espermáticas que a  palheta média (palheta média de 1/2cc), mas em uma concentração superior. Além disso, a palheta com um menor diâmetro e com maior proporção de área de superfície por volume, significa um congelamento e um descongelamento mais rápido. O beneficio é que temos menores perdas às células internas. Em geral, após o descongelamento os índices de motilidade são mais altos com a palheta fina.
O resultado é uma pequena, mas significante vantagem em produzir mais prenhes.
Por que usar a palheta Fina agora?
Por que os concorrentes da Alta não adotaram a palheta Fina também?
Uma das razões citadas é que a maioria das pesquisas feitas com a palheta 1/4cc( palheta fina) foram  executadas na Europa e Canada, e não nos EUA onde as fazendas de leite são maiores e as praticas de manejo de alguma forma são diferentes. Mas esse argumento não pode ser mais usado.
Um trabalho recente dos EUA pelo  M.T. Kaproth et al., mensurou o efeito de métodos de descongelamento de sêmen em todas as estações do ano  e suas interações com rebanhos, inseminadores, tamanho de palhetas e o numero de espermatozóides nas taxas de concepção em rebanhos comercias de leite.
O resultado nos EUA são consistentes com os resultados no resto do mundo.
O estudo de Kaproth, envolveu inseminadores profissionais que atuaram em 11.215 IA durante16 meses e em quatro grandes rebanhos. Esse estudo foi publicado em um jornal cientifico chamado de “Theriogenology”. O estudo não foi para checar a eficiência das palhetas Fina, foi um estudo de diferentes técnicas de descongelamento. Mas o que os pesquisadores concluíram é o mais interessante: “Métodos de descongelamento não tiveram impacto na probabilidade de concepção, mas o tamanho da palheta afetou bastante as taxas de concepção”.
A palheta de Sêmen Fina é fácil de manejar e vale a pena!!
O manejo de sêmen e a técnica de IA são as mesmas quando usadas com a palheta de Sêmen Fina(palheta fina) ou a palheta 1/2cc(palheta média). Existem procedimentos de descongelamento recomendados pela Alta e também um aplicador especifico para a palheta fina. Estas são ações fáceis de serem implantadas. A mudança é muito recompensadora.
Nós podemos usar os resultados de  Kaproth, et al.  e estipular o custo/beneficio de usar palhetas Fina. Os pesquisadores descobriram que as palhetas finas geraram uma média de 1.5 mais prenhes a cada 100 inseminações quando comparadas com as palhetas médias. A tabela abaixo mostra o retorno sobre o investimento, bem significativo por sinal, de usar a palheta Fina em uma quantidade representativa em varias fazendas de leite com índices iguais de observação de cio.
Tamanho do Rebanho
Detecção de CIO
Ganho com a Fertilidade da palheta Fina
Incremento em prenhes
Beneficio Econômico
250 vacas
60%
1.5%
1%
$1,500
500 vacas
60%
1.5%
1%
$3,000
1000vacas
60%
1.5%
1%
$6,000
2000vacas
60%
1.5%
1%
$12,000
A cada aumento de 1% nas taxas de prenhes reduzimos os dias em aberto em aproximados 4 dias, de acordo com o USDA. O próprio USDA estima que a cada dia a menos que a vaca fica em aberto, aumentamos um lucro de $1.50 por dia. Assim, gerentes de leite que escolhem usar as palhetas Fina podem ganhar entre $1.500,00 a $12.000, por ano. Apenas escolhendo as palhetasFina.
Palhetas de Semen Fina–A hora é agora!
As pesquisas foram feitas, os resultados foram mostrados. Boas coisas são apresentadas em pequenas embalagens! A palheta Fina é a decisão mais correta para produtores de leite e de carne que querem emprenhar mais vacas e mais rapidamente.
Fonte: Alta Genética
 enviar por email     imprimir    compartilhe: Favoritos      Comente!