Vacinação contra a febre aftosa em Roraima começa nesta terça

01/04/2014

O Brasil avança campanha de vacinação para erradicação e prevenção de doença infecciosa

Começa nesta terça-feira (1º) a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa em Roraima. A iniciativa é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr).

A campanha ocorrerá até o dia 30 de abril nos municípios do Estado e a previsão é de que sejam vacinados 720 mil bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias. Já nas reservas indígenas Raposa Serra do Sol e São Marcos, que abrangem os municípios de Normandia, Uiramutã e Pacaraima, a vacinação se estenderá até o dia 15 de maio e é esperada a imunização de cerca de 45 mil animais das mesmas espécies.

Nas reservas indígenas, a vacinação será realizada pelo serviço oficial, que contará com o apoio da iniciativa privada e da Fundação Nacional do Índio (Funai). São localidades onde a campanha já vem sendo feita desde 2012 e tem o objetivo de garantir a melhor execução dos procedimentos na região, fortalecendo as medidas preventivas da doença.

A vacinação tem demonstrado ser um meio eficaz na erradicação e prevenção da febre aftosa, que provoca prejuízos econômicos ao produtor, ao município e ao Estado. Por isso, é importante que o pecuarista fique atento, principalmente, na comunicação da vacina dos animais no serviço veterinário oficial.

Fonte: Min. da Agricultura, Pecuária e Abastecimento