Notícias

Unidade Industrial de Aves da Copagril celebra 10 anos

06/04/2015

No último sábado (4), a Unidade Industrial de Aves (UIA) da Copagril comemorou 10 anos desde o seu primeiro abate. Para celebrar a data, na última quinta-feira (2), foi realizado um café da manhã com a diretoria, gerentes, encarregados e os funcionários mais antigos da indústria, muitos dos quais estavam presentes no dia do primeiro abate.

Além disso, durante o intervalo de almoço dos funcionários, na área de lazer da unidade, houve apresentação dos músicos Everton e Clayton, integrantes da banda Buana. Também foram sorteados diversos produtos das Lojas Agropecuárias Copagril entre todos os funcionários da indústria, incluindo cafeteiras, kits para churrasco e caixas térmicas e ainda uma bicicleta.

Ambos os eventos também contaram com a participação dos funcionários Miguel e Elias, que apresentaram com voz e violão uma canção escrita por Miguel em homenagem aos 45 anos da Copagril, celebrados em 2015.

Evolução

Durante o café da manhã, o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, apresentou o histórico da Unidade Industrial de Aves, com dados sobre o início do projeto, das obras e os resultados alcançados até hoje. Atualmente, a área total do empreendimento soma 38,263 alqueires, incluindo as construções, as lagoas de tratamento de água, área de reflorestamento, trilha ecológica, entre outros.

De acordo com as informações apresentadas por Chapla, hoje, a UIA conta com 1.640 funcionários. “Já tivemos mais pessoas trabalhando na indústria, mas como não há muita mão de obra disponível, passamos a investir em tecnologia e automação, assim precisamos de menos trabalhadores e não precisamos reduzir a produção”, afirmou.

No primeiro ano da UIA, eram realizados 49.609 abates por dia, com os frangos pesando 2,547 quilos, em média. Atualmente, a média de abates é de 168.606 por dia, com frangos pesando, em média, 2,858 quilos. O aumento do peso das aves se deve ao investimento em tecnologia genética; ao aperfeiçoamento profissional dos produtores integrados; a nutrição promovida pelas rações Copagril e, ainda, ao desenvolvimento da cadeia avícola como um todo.

Outra diferença importante é que a média de litros de água gastos para o abate de um frango foi reduzida de 28,58 para 17,86 litros. “É uma diferença superior a 10 litros por animal e ainda queremos continuar trabalhando para usar cada vez menos água e outros recursos naturais”, declarou o presidente da Copagril.

Os frangos da Copagril são fornecidos por 223 produtores integrados, que mantêm 325 aviários, em 133 propriedades rurais espalhadas por Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Quatro Pontes, São José das Palmeiras, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Nova Santa Rosa, Santa Helena e Toledo. Os rondonenses são responsáveis pela maior parte da produção: 44,3%.

Pelos constantes investimentos em qualidade e segurança alimentar, com adequação de estruturas, cumprimento de normas e legislações e treinamento de funcionários, a produção de frangos da Copagril está presente nos cinco continentes, com consumidores espalhados por todo o mundo. Até hoje, mais de 50 países já realizaram negócios com a indústria. O Brasil ainda é o país que mais consome o frango Copagril, mas, em 2014, 50,50% da produção foi exportada, tendo o Japão, a cidade chinesa de Hong Kong e a Alemanha como os principais importadores. Em seguida, vêm a Holanda, os Emirados Árabes Unidos, a Dinamarca, a Bélgica, a Espanha e a Rússia.

Para o gerente da UIA, Adolir Weber, o Kinha, a indústria foi e continua sendo o principal desafio profissional da sua carreira. “Para mim, é uma grande satisfação estar neste projeto desde o começo, acompanhado todo o seu crescimento e ver onde a Copagril e seus associados conseguiram chegar. Esperamos muitos mais anos de sucesso e desenvolvimento para os municípios da região”, comentou.

O diretor-vice-presidente da Copagril, Elói Darci Podkowa, e o diretor-secretário, Márcio Buss, aproveitaram o momento para parabenizar os funcionários envolvidos no sucesso da indústria. “Sabemos que só chegamos aqui graças ao empenho de todos vocês, que também acreditaram neste projeto”, afirmou Márcio.

Fonte: Copagril