Sanitário

Todo o rebanho bovino de MT deve ser vacinado até 31 de maio

12/05/2017

A 1ª etapa de vacinação contra a febre aftosa em bovinos e bubalinos começou essa semana em Mato Grosso (MT). As vacinações iniciaram na segunda-feira (1º) e devem seguir até o dia 31 de maio.

As vacinações devem ocorrer em 22 estados e no Distrito Federal. A meta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é imunizar 198 milhões de bovinos e bubalinos durante todo o mês. O número representa mais de 90% do rebanho do País, de 217,5 milhões de cabeças.

Em MT durante a 1ª fase da vacinação, é obrigatória a imunização de todos os bovinos e bubalinos de todas as idades, com exceção para os animais de propriedades localizadas no baixo pantanal mato-grossense.

A comunicação da vacinação do rebanho deve ser feita até o dia 12 de junho em escritórios do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). A única exceção é para as propriedades localizadas no baixo pantanal, que tem até 15 de dezembro.

Segundo o governo, nessa primeira etapa os produtores devem aproveitar para regularizar o saldo de animais da propriedade.

Fiscalização

Vinte equipes do Indea-MT devem fiscalizar a vacinação contra a febre aftosa. Ao todo, serão 35 dias para a atividade. As equipes são compostas por 20 médicos veterinários, 23 agentes fiscais.

Fonte: Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat)