Soja

Tocantins ganha maior unidade de armazenamento de soja e milho

17/06

O Tocantins ganhou mais um grande empreendimento no ramo do agronegócio. A empresa Fiagril inaugurou na noite desta sexta-feira, 14, a maior unidade de armazenamento de soja e grãos com uso de tecnologia moderna no Estado. A obra fica em Silvanópolis e contou com investimento de R$ 16 milhões.

Representando o Governador Siqueira Campos, o presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico- Adtur, Omar Hennemann, ressaltou a importância do empreendimento para o avanço do agronegócio tocantinense. “É um salto grande para impulsionar o setor agropecuário no Estado. A empresa investiu no Tocantins por apresentar melhor diferencial logístico, terras férteis, rodovia e em breve a Ferrovia Norte e Sul, ou seja, localização privilegiada em relação a outros estados do País”, destacou.

Para o secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, o armazém traz para o Tocantins mais oportunidades de comercialização no agronegócio da soja e milho. “É uma porta aberta para os agricultores venderem seus produtos, facilitando ainda mais a comercialização. O empreendimento vai abranger um raio de 280 mil hectares na região de Silvanópolis, com capacidade de 1 milhão de sacas de soja e milho”, informou.

Segundo o presidente da Empresa Fiagril, Jaime Binsfield, o Tocantins se diferencia de outros estados por apresentar qualidades que impulsionam o agronegócio. “Estamos neste ramo há 25 anos e pensando em expandir acreditamos que o Tocantins representa o perfil logístico, climático. Por isso estamos aqui inaugurando o primeiro armazenamento”, disse o presidente.

Já o fundador e presidente da empresa, Marino Franz, comentou que aposta na vocação agropecuária do Estado. “O Tocantins é um estado encantador, pois proporciona as oportunidades de crescimento no agronegócio”, enfatizou.

Movimentação

Presente no evento, o prefeito de Silvanópolis, Claiton Georgetti, disse que a obra é de suma importância para o município. “O armazenamento traz s geração de impostos, renda para nosso povo e naturalmente movimenta a economia da cidade. A soja é o forte do agronegócio no município, com aproximadamente 19 produtores”, afirmou.

Também estiveram presentes na inauguração secretários estaduais, prefeitos, além de profissionais da empresa, produtores rurais e autoridades políticas da região.

Empresa

A obra é construída numa área de 10.277 m2 e tem capacidade de armazenar 60 mil toneladas. A empresa começou a operar em fevereiro deste ano e a expectativa é aumentar os investimentos no Estado. “O Tocantins é considerado uma das maiores fronteiras agrícolas propícias para a lavoura. Nossa meta é expandir os negócios em 50% anualmente”, disse o gerente de originação da Empresa, Fernando Cotrin.

Sediada em Lucas do Rio Verde (GO), a Fiagril movimenta anualmente cerca de R$ 2,5 milhões em seus negócios e é líder no fornecimento de fertilizantes, defensivos, sementes e serviços para o setor agrícola, voltada também para o comércio de grãos e fabricação de biodiesel.

No Tocantins, já possui investimentos em empresas de defensivos agrícolas nos municípios de Porto Nacional e Gurupi. Atualmente, a capacidade de armazenamento da empresa no Tocantins e Mato Grosso é de 1,5 milhão de toneladas de soja e 1,2 milhão de toneladas de milho. A capacidade estática que a empresa possui em 10 unidades de armazenamento é de 640 mil toneladas de grãos. Os produtos são exportados, principalmente para a China e países europeus.

Fonte: Elmiro de Deus

 

Fonte: http://www.agrolink.com.br/noticias/ClippingDetalhe.aspx?codNoticia=182189