Gerenciamento de Produção

Tempo seco nessas últimas semanas elevou o volume de cafés finos e de boa qualidade

08/08/12

O tempo deve permanecer aberto e ensolarado durante os próximos 10 dias nas regiões produtoras de café, permitindo o avanço da colheita, segundo informação daSomar Meteorologia. Conforme o agrometeorologista da Somar, Marco Antonio dos Santos, as condições climáticas nas áreas com café não mudaram muito nos últimos 10 dias: o tempo foi favorável à colheita e secagem dos grãos. Os dias, de modo geral, ficaram com céu aberto e temperaturas mais altas ao longo da tarde.

Na avaliação da Somar, o Estado de São Paulo já está com 60% da área total colhida, enquanto em Minas Gerais o índice é de 55%. “A região do cerrado mineiro está com os trabalhos mais avançados, alcançando 66%”, informa Santos.

Com o tempo mais seco nessas últimas semanas, o volume de cafés finos e de boa qualidade se elevou. No entanto, segundo a Somar, ainda continuam altos os porcentuais de cafés no chão, derrubados por causa das chuvas e também das fortes rajadas de ventos ocorridas ao longo do mês de junho e também nas duas primeiras semanas de julho. Desse modo, a oferta de cafés de alta qualidade deve ser apertada nesta safra.

 

Fonte:  Agência Estado