Laranja

Tecnologia reduz custo de produção da Laranja

O uso de técnicas geoestatísticas para detectar focos de pragas e doenças pode ajudar citricultores a reduzir o custo de produção da laranja. Com tecnologia empregada em geologia e mineração, pesquisadores do Laboratório de Planejamento e Otimização de Lavra (Lapol) da Escola Politécnica da USP, conseguiram diminuir consideravelmente o uso de defensivos nos laranjais.

Experiências realizadas em pomares da Citrovita mostraram economia de até 20% com defensivos agrícolas. “Pela metodologia adotada pela empresa, os laranjais eram divididos em quadras de até cem hectares e quando um foco de praga era localizado, toda a quadra recebia defensivo”, explica o coordenador do Projeto Lapol-Citrus, Giorgio de Tomi. “Essa prática, embora gerasse resultados, implicava altos custos e elevado impacto ambiental.”

Aplicando as técnicas geoestatísticas, os pesquisadores conseguiram localizar exatamente o foco e aplicar o defensivo apenas neste foco. “Isso gerou uma redução significativa do consumo de defensivos, minimizando o impacto ambiental e reduzindo os custos operacionais do pomar.” De Tomi explica que a técnica, na citricultura, baseia-se em variáveis como geografia da área, ventos predominantes, umidade e fatores climáticos. Esta técnica, garante o pesquisador, não encarece a produção. “O conhecimento está disponível. Falta divulgação. Pretendemos criar uma rede de informações para tornar a técnica acessível ao produtor, sem custos.”

Nos laranjais a técnica já mostrou eficiência. Agora, os pesquisadores tentam expandir o mesmo conceito para outras iniciativas: diferentes culturas, biodiesel e gestão sustentável do agronegócio. “Estamos conversando com empresários da área de papel e celulose, para a aplicação da técnica em florestas de eucalipto”, diz o professor. “Queremos investigar, por exemplo, por que o crescimento das árvores é diferenciado. O que não era para ocorrer, já que são clones.”

Fonte: http://www.todafruta.com.br/portal/icNoticiaAberta.asp?idNoticia=15406