Curiosidades

Tecnologia para induzir produção de chuva será apresentada nesta sexta, no Espaço Inovar

06/05/2016

Nesta sexta-feira, 6, o Espaço Inovar da 16ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), traz para o público uma tecnologia inovadora de indução de chuvas localizadas, que pode ser uma solução para os períodos de estiagem que castigam algumas regiões do Estado.

Ministrada pela administradora de empresas e diretora da ModClima Pesquisa e Desenvolvimento LTDA, Majory Imai, a palestra é parte da programação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) na Agrotins 2016. Marcado para às 6 horas, no auditório 2 do Espaço Inovar, o evento tem como objetivo mostrar os serviços e a tecnologia utilizada para produzir chuva a partir de nuvens já existentes nos locais que precisam de água.

Como explica a diretora Majory Imai, as chuvas induzidas transformam aridez em terrenos férteis e permitem o aumento na produtividade de plantações. “O que fazemos não é criar nuvens e nem trazê-las de outras localidades. Simplesmente aproveitamos as nuvens com grande potencial de água e trabalhamos com essa nuvem para que chova sobre o terreno que queremos que chova”, explica.

Inovadora e ecologicamente correta, a tecnologia é limpa e sustentável e não utiliza nenhum tipo de produto químico (como é o caso das chuvas artificiais provocadas por iodeto de prata ou cloreto de sódio).

Fonte: Agrolink