Suinos

Técnicas melhoram produção de suínos

Além de instalações adequadas, o seguimento de boas práticas de produção são essenciais para garantir mais produtividade ao produtor de suínos. Segundo o analista da Embrapa Suínos e Aves Armando Amaral, essas são as principais recomendações do Projeto Leitão Ideal, criado pela Embrapa.

“Para obter instalações adequadas, o produtor precisa fazer um bom gerenciamento de sua propriedade, gerando assim uma boa avaliação sobre a produção. Além disso, é necessário criar espaços específicos para cada produção, ou seja, os lotes”,  afirma o analista.

Segundo ele, os lotes devem ser específicos para cada produção e idade dos leitões. Portanto, são necessárias separações para períodos como o de maternidade, cobertura, desmame e limpeza. Armando diz ainda que essas instalações podem fazer toda a diferença quando se trata da produção.

“É muito importante separar a produção em, pelo menos, três ou quatro fazes. Esses lotes podem ser programados para cada 7, 14, 21 ou 28 dias. Mas é preciso realizar o vazio sanitário entre um lote e outro”, orienta.

Amaral explica ainda que existem cuidados especiais também com a nutrição. Hoje, para cada genética de suíno, há uma alimentação específica. Portanto, o produtor deve usar a alimentação adequada para o determinado tipo de genética que escolheu. Além disso, também é necessário se preocupar com a gestão da produção.

“Em uma granja menor, o produtor pode fazer a gestão até mesmo com um caderno, anotando informações como cobertura, nascimento, quantos leitões nasceram vivos ou mortos e custo de produção. Assim, ele consegue saber se aquela genética que ele tem está gerando a produtividade esperada”, afirma.

Armando conta que produtores que adotaram a técnica já tiveram um aumento de produtividade. Isso porque a maior parte das granjas menores tem feito a produção em lotes a cada três semanas. Assim, esses produtores conseguem fazer uma melhor cobertura e um melhor acompanhamento do parto e do desmame. E para quem acha que o custo é alto, o analista surpreende.

“O custo, ao implantar as técnicas, diminui. Isso porque o produtor passa a usar menos medicamentos e vende os animais com menor idade e maior peso. Além disso, a ocorrência de doenças na granja também diminui, já que os animais ficam menos misturados.  E mais, além de gerar mais produtividade, o projeto gera também mais satisfação ao produtor, que passa a produzir animais bonitos”, diz o analista.

Para mais informações sobre o Projeto Leitão Ideal, basta entrar em contato com a Embrapa Suínos e Aves através do número (49) 3441-0454.

Portal Dia de Campo

Fonte: http://www.suinoculturaindustrial.com.br/PortalGessulli/WebSite/Noticias/tecnicas-melhoram-producao-de-suinos,20110331084852_F_593,20081118090848_V_206.aspx