Suinos

Suinocultura – Redução do uso de antibióticos

De acordo com estudo feito na Holanda, cerca de 80% das doenças de suínos podem ser tratadas com o uso de apenas 4 ou 5 antibióticos. A pesquisa, feita por um grupo de trabalho criado pelo Conselho Consultivo Agrícola holandês, pode ajudar na redução do número de bactérias “MRSA” na suinocultura. A MRSA é um tipo de bactéria resistente a alguns tipos de antibióticos vendidos comercialmente.

Desde março deste ano, cinco produtores de suínos, juntamente com dois veterinários, trabalharam para reduzir os tratamentos com antibióticos em suas granjas. Eles fizeram uma lista com os antibióticos que não representassem um risco para o surgimento de bactérias resistentes e uma lista com os antibióticos que poderiam ter este efeito nos micro-organismos.  “Com nosso trabalho, conseguimos criar os suínos com apenas 4 ou 5 produtos, ao invés de utilizarmos 12 antibióticos diferentes”, comentou o líder do projeto Judith Mulder.

Mulder também explicou que os produtos são utilizados de forma mais cautelosa. “Os suinocultores não tratam o rebanho inteiro. Eles focam o tratamento individual do suíno”, explica. “Os primeiros resultados são promissores. Dois dos cinco suinocultures que aderiram ao projeto diminuíram o uso de antibióticos para quase zero”.

Novos resultados são esperados para breve. As informações são do site internacional Pig Progress.

Redação Suinocultura Industrial

Fonte: http://www.suinoculturaindustrial.com.br/PortalGessulli/WebSite/Noticias/reducao-do-uso-de-antibioticos,20101007155315_Y_547,20081118090848_V_206.aspx