Suinos

Brinquedos simples podem diminuir o estresse em leitões desmamados

Leitões desmamados expostos a um ambiente com pneus presos a correntes penduradas no teto (como móbiles) apresentaram um nível de estresse inferior quando comparados a animais sem contato com os objetos.

A mestranda e médica veterinária Juliana de Vazzi Pinheiro explica que o desmame de leitões, que ocorre aos 21 dias de vida, causa muito estresse nos animais. É comum a ocorrência de canibalismo (eles mordem o rabo uns dos outros), de estereotipias (batem ou balançam a cabeça continuamente, tentam comer o chão e as paredes, etc) ou ainda de diarréia. “Estes são alguns sintomas de estresse. É a chamada angústia da separação. O animal perde peso e, consequentemente, ocorrem perdas econômicas para o produtor”, relata.

Segundo a orientadora da pesquisa, Prof. Maria de Fátima, os pneus foram usados como enriquecimento ambiental. “Trata-se de uma estratégia focada no bem-estar animal, com a finalidade de proporcionar condições mais humanitárias aos leitões”, explica.

A pesquisa envolveu 9 leitegas — cada leitegada é composta por 9 a 15 leitões nascidos de um mesmo parto. Ao serem desmamados, aos 21 dias de vida, os animais foram colocados em baias. Foram aplicados três tratamentos: animais com acesso a um pneu que era lavado diariamente, leitões expostos a um pneu não lavado, e o grupo controle, que não recebeu nenhum tipo de enriquecimento ambiental. Os leitões foram filmados 24 horas por dia, durante 21 dias. Eles foram marcados com tinta bastão (para diferenciar um do outro) e as baias tinham controle de temperatura e umidade, variáveis que podem interferir no comportamento.

Na pesquisa, os “móbiles” funcionaram como um brinquedo, um recurso para distrair os leitões e reduzir o nível de estresse: os animais mordiam, subiam nos pneus, etc. A professora acredita que os leitões com acesso ao pneu lavado diariamente tiveram um menor nível de estresse quando comparado aos outros grupos, pois viam o móbile como uma novidade, como se fosse um novo objeto colocado no local. “Alguns estudos mostram que as crianças que têm móbiles em seus berços são mais calmas”, aponta.

Fonte: http://www.informativorural.com.br/conteudo.php?tit=brinquedos_simples_podem_diminuir_o_estresse_em_leitoes_desmamados&id=137