Manejo

SP: Fundecitrus capacita citricultores para manejo de pinta preta em Itápolis

06/11/14 – 12:11
O Fundecitrus – Fundo de Defesa da Citricultura realiza curso de manejo de pinta preta com foco em redução de custos, em Itápolis, em 18 de novembro (terça-feira), a partir das 8h30, no Sindicato Rural. A capacitação é gratuita e tem o apoio da Syngenta e do Sindicato Rural de Itápolis.

O objetivo do curso é orientar produtores, engenheiros agrônomos e administradores de pomares que estão planejando o controle da doença na próxima safra, para que atuem no período propício para o controle da pinta preta, que vai do início da frutificação até o fim do período chuvoso, normalmente nos meses de março e abril.

O curso tem duração média de quatro horas. O conteúdo contempla informações relacionadas ao fungo causador da pinta preta, sintomas, ciclo da doença e manejo com redução de custos. As inscrições podem ser feitas pelo site do Fundecitrus (http://www.fundecitrus.com.br/cursos/inscricao) ou pelo telefone 0800 112155.

A pinta preta é uma das mais importantes doenças da citricultura paulista. Atualmente afeta mais de 50% das plantas do estado e está espalhada em diferentes regiões produtoras de citros. Os citricultores sofrem com a alta incidência da doença que causa sérios prejuízos pela queda prematura de frutos e a dificuldade comercial devido à aparência manchada da casca.

Em 2012, seu controle ficou mais difícil devido à proibição do composto carbendazim nos plantios destinados a produtos de exportação. As alterações deixaram o citricultor com poucas opções de manejo, dessa forma a informação e o conhecimento tornaram-se aliados importantes para minimizar os prejuízos.

Serviço:

Curso de manejo de pinta preta com redução de custos
Data: 18 de novembro de 2014
Local: Sindicato Rural, situado na Rua: Odilon Negrão, nº586 – Centro – Itápolis/SP
Horário: 8h30
Inscrições: www.fundecitrus.com.br/cursos/inscricao ou 0800 112155

Fonte: Agrolink com informações de assessoria