Soja

Sojicultores analisam resultados de 2012 e planejam 2013

27/03/2013

Sojicultores mato-grossenses estarão reunidos nesta quarta-feira (27), a partir das 14 horas, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Cuiabá para o Seminário Desafios e Oportunidades da Sojicultura Brasileira. Além da apresentação de resultados do Programa Soja Plus  e planejamento do próximo ano, os participantes ainda irão discutir outros assuntos como investimento em ações socioambientais e sustentabilidade da lavoura.

O diretor-executivo da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Marcelo Duarte apresentará os resultados obtidos em 2012 e o planejamento para 2013. Haverá ainda depoimento dos produtores rurais beneficiados e da equipe que presta a assistência técnica.

O produtor rural Ricardo Arioli Silva fará uma apresentação sobre a sojicultura brasileira, sustentabilidade das propriedades e evolução da governança socioambiental. Também serão discutidos os benefícios do programa Soja Plus que tem como principal objetivo Desenvolver ações de gestão transparente e participativas da propriedade rural, em âmbito nacional, para atender às demandas de mercado por produtos sustentáveis.

O Soja Plus é um programa de gestão socioambiental da propriedade e em sua linha de atuação estabeleceu uma série de critérios de gestão que, se seguidos, poderão garantir ao produtor rural a melhoria contínua da produção de soja. Entre as ações constam capacitação do produtor rural por meio de cursos, assistência técnica e educação ambiental e o monitoramento das melhores práticas agrícolas na propriedade.

Além da Aprosoja, participam do desenvolvimento do projeto a Abiove, a Anec, o Instituto Ares, a Famato, o Senar/MT, Embrapa, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Instituto Algodão Social (IAS).

 

Fonte:

Elaine Perassoli

Do Agrodebate*