Variedades

Soja tolerante a herbicidas do grupo sulfoniluréias

Kamila Pitombeira

14/03/2011 

O sistema STS desenvolvido pela Coodetec tem como conceito principal associar a tolerância da cultivar com herbicidas do grupo sulfoniluréias. Segundo Marco Antônio Rott, gerente de pesquisa de soja da empresa, o objetivo do sistema é dar suporte em relação a plantas daninhas, que estão se tornando resistentes em uma área bastante importante e representativa da região sul do país.

– Mais associada à essa resistência está a espécie conhecida como buva, que ocorre mais nas áreas onde o produtor produz soja e safrinha de milho na sequência – explica Rott.

Segundo o gerente, a utilização da soja STS é prevista para ser feita com o Classic (chlorimuron-ethyl), da Dupont. Para ele, isso possibilitará ao agricultor a realização de uma dessecação, com doses de até 80 gramas de Classic por hectare.

– Na sequência, ele poderá utilizar o Classic nessa soja STS de 40 a 80 gramas. Sendo que, em uma soja não STS, a utilização recomendada seria de 20 gramas por hectare. Então, a grande vantagem desse sistema é a associação do Classic, em doses maiores, associadas com o glifosato, sem causar dano nenhum de fitotoxidade na soja – diz.

Marco Antônio afirma que existe uma redução de custo substancial na produção, partindo do princípio de que o agricultor investe, no manejo das áreas com bulva, de duas até sete sacas e meia por alqueire para esse manejo.  Com a STS, esse custo gira em torno de duas sacas.

– É um sistema extremamente útil para os agricultores da região sul do país que fazem a utilização da soja antecipada com a semeadura de milho safrinha na sequência. Outro aspecto importante é a seletividade total desse sistema e a redução de custo, que chamam muito a atenção. Portanto, ele é totalmente sustentável.

Para mais informações sobre a soja STS, basta entrar em contato com a Coodetec através do número (45) 3321-3536.

Fonte: http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.asp?id=23846&secao=Pacotes Tecnológicos&c2=Soja