Soja

Soja: Rotação de princípios ativos contra ferrugem

Utilização de fungicidas que contenham triazol e estrobirulina é uma das medidas indicadas para a soja

Kamila Pitombeira/Portal Dia de Campo

 

A ferrugem asiática da soja é uma das principais preocupações do sojicultor. Como é quase impossível evitá-la, ele deve estar atento a algumas medidas de manejo que podem diminuir sua incidência ou aumentar o sucesso do controle. Cuidados como o momento adequado de plantio e a utilização de fungicidas que contenham misturas de triazol com estrobirulina são algumas das medidas mais indicadas. Além disso, é ideal que o produtor faça constantemente uma rotação de princípios ativos desses produtos. Segundo Alexandre Roese, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, existem algumas medidas preventivas e algumas que devem ser tomadas depois que a doença já se instalou na lavoura.

Mesmo com as medidas preventivas, é praticamente impossível evitar que uma lavoura de soja tenha ferrugem asiática. As medidas preventivas começam desde o vazio sanitário. Também existem alguns fatores relacionados ao desenvolvimento da planta que podem conferir a ela maior vigor e capacidade de tolerar a doença. Os fatores que levam ao bom desenvolvimento da planta, como o preparo do solo, adubação e manejo, indiretamente facilitam o controle da doença — afirma o pesquisador.

Além disso, ele diz que quanto mais cedo o produtor semear a soja, menos inóculo existirá no início da lavoura. O ideal também é que o produtor não semeie a soja toda em uma mesma época, pois assim ele correrá um risco muito grande. Já os cuidados com fungicidas, são essenciais.

Existem dois grupos químicos de fungicidas registrados para o controle da ferrugem da soja: os triazóis e as estrobirulinas. O produtor deve escolher um fungicida que tenha, de preferência, uma mistura comercial de um triazol com uma estrobirulina. Isso porque, ao juntar os dois modos de ação em um mesmo fungicida, a chance de sucesso é maior — orienta o entrevistado.

 

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?tit=soja_rotacao_de_principios_ativos_contra_ferrugem&id=65158