Soja

Soja Louca II é reconhecida como nova doença da soja pelo Mapa

Publicado em 08/09/2015

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconheceu a “Soja Louca II”(SLII) como umanova doença que ameaça a cultura da soja no Brasil.  Fazia pelo menos 10 anos que pesquisadores da Embrapa trabalhavam na identificação da causa e, de acordo com eles, o que provoca a doença é o nematoide Aphelenchoides sp.

“A identificação do agente causal da SL-II representa uma descoberta importante, porque direciona as atividades de pesquisa para a definição das estratégias de manejo, o que trará um enorme alento aos produtores que amargam  prejuízos com uma doença até então desconhecida”, revela o pesquisador Maurício Meyer, da Embrapa Soja.

Desde a safra 2005/2006, a Soja Louca II vem causando reduções de até 60% na produtividade da soja, principalmente em regiões quentes e chuvosas como os estados do Maranhão, Tocantins, Pará e Mato Grosso. A doença apresenta como sintomas principais: plantas de soja com haste verde, retenção foliar e abortamento de vagens antes de finalizar seu ciclo.

Leia a notícia na íntegra no site Globo Rural

Fonte: Globo Rural