Soja

Soja Livre passa a atender produtores de Rondônia

Os produtores rurais que cultivam soja em Rondônia têm agora mais opções de escolha de cultivares não geneticamente modificadas (Não-GM) para cultivo

Assessoria de Comunicação Aprosoja

O programa Soja Livre foi oficialmente implantado no estado na última sexta (2/12). O diretor da Aprosoja, Roger Augusto Rodrigues, e o gerente técnico da entidade, Nery Ribas, participaram do evento, que ocorreu na sede da Embrapa Rondônia.

Através do Programa Soja Livre, a Embrapa está implantando Unidades Demonstrativas (UD’s) em Porto Velho, Vilhena, Cerejeiras, Ariquemes, Colorado do Oeste e Castanheiras para avaliar o potencial produtivo de 23 cultivares convencionais.

As UD’s estão sendo semeadas em duas épocas, com um intervalo médio de 15 dias entre a primeira e a segunda semeadura. As cultivares de soja livre serão apresentadas aos produtores rurais do Estado no início de 2012.

O chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Rondônia, Samuel José de Oliveira, destacou que os bons resultados obtidos com o Soja Livre em Mato Grosso estimulou a implantação do programa no estado. “Temos um ambiente favorável para a expansão da soja convencional. Dos 150 mil hectares cultivados, 95% são de grãos não geneticamente modificados. E temos quatro milhões de hectares de pasto com baixa rentabilidade passíveis de serem convertidos para agricultura”, ressaltou Samuel.

Segundo o diretor da Aprosoja, Roger Augusto Rodrigues, a ideia do Soja Livre é dar a opção de escolha para o produtor. “O Programa busca garantir a produção de sementes não geneticamente modificadas de soja para atender aos produtores do grão que tinham dificuldades para encontrar o produto no mercado”.

Além disto, a soja convencional pode representar uma boa alternativa, pois o mercado europeu tem preferência por este tipo de grão. “A Europa é um dos principais compradores da soja não geneticamente modificada e temos que aproveitar este nicho de mercado”, destacou Roger.

A iniciativa de implantar o Programa Soja Livre em Rondônia é resultado da parceria entre Embrapa, Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange) e Associação dos Produtores de Soja de Rondônia (Aprosoja/RO). O Soja Livre foi implantado em Mato Grosso n safra 2010/11.

 

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?tit=soja_livre_passa_a_atender_produtores_de_rondonia&id=66641