Variedades

Soja convencional para plantio de outubro a fevereiro

Juliana Royo

18/04/2011 

A soja transgênica invadiu o campo nos últimos anos e já tem área de plantio maior do que a soja convencional, chegando a cerca de 70% de área plantada em alguns Estados. No entanto, muitos produtores reivindicam por novidades nas variedades convencionais porque não querem plantar materiais transgênicos. Apostando neste mercado, a Agro Norte está lançando diversas cultivares de soja convencional, principalmente para o Mato Grosso.

As variedades têm características diferentes de produtividade, sanidade e ciclo, mas possuem um diferencial de mercado em comum: a flexibilidade da época de plantio. Todas as cultivares lançadas podem ser plantadas desde outubro até fim de fevereiro, dando mais liberdade ao produtor.

— Quando a empresa lança um material está pensando em sistema de produção. Essas variedades de soja têm uma adaptabilidade de época de plantio muito interessante, que facilita para o produtor. Já está provado que hoje na comercialização existe uma valorização da soja convencional, se ela tiver a mesma produtividade e as mais produtivas convencionais não deixam nada a desejar às transgênicas — explica Ângelo Carlos Maronesi, diretor da Agro Norte.

Entre os lançamentos, os destaques são a NSC 89109, NSC 93101, NSC 88119 e a NSC 92106. As três primeiras têm alto rendimento produtivo e chegam a quase 67 sacos de soja por hectare. A  NSC 92106 não é tão produtiva, mas é um material precoce com ciclo de 105 dias e tem boa tolerância à chuva.

— A testemunha que nós usamos, tida como top em produtividade no Mato Grosso, teve uma média de 63.54 sacos por hectare. A nossa cultivar mais produtiva produziu 67.55 sacos que foi a NSC 93101 que esteve 6% acima da testemunha. A NSC 89109 teve média de 3% acima da testemunha — detalha.

As variedades vão estar disponíveis este ano apenas para produtores do Mato Grosso, mas elas serão comercializadas a partir do ano que vem em outros Estados como  Maranhão, Piauí, Pará e Rondônia.

Os interessados em informações mais detalhadas devem entrar em contato com a Agro Norte pelo telefone (66) 3517-1900.

Fonte: http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.asp?id=24107&secao=Pacotes Tecnológicos&c2=Soja