Pecuária

Software aumenta desempenho de rebanho

Para garantir bons resultados e aumentar a produtividade, o acompanhamento do rebanho é fundamental, seja de bovinos ou ovinos. Com base nesse preceito, novas tecnologias têm surgido unindo a vida no campo à informática para facilitar a vida do produtor rural e gerar informações concretas, garantindo assim, que esse produtor possa fazer as devidas modificações e investimentos em sua produção.  Uma dessas ferramentas que já fazem parte do mercado rural é o software Pecuária Brasil Ovinos, voltado exclusivamente para a produção ovina e que promete melhorar o desempenho do rebanho.

Segundo Nelson Bernardi Júnior, médico veterinário da Pecuária Brasil Assessoria, ele é um software completo para controle zootécnico e financeiro de ovinos. Ele serve tanto para a cultura de corte comercial como para a ovinocultura voltada para a criação de animais elite, ou seja, ovinos registrados.

É um software muito fácil de usar, completo e abrange muitos relatórios e ferramentas para promover o desempenho do rebanho. Ele serve para que o produtor obtenha informações e consiga cada vez mais melhorar o desempenho zootécnico do rebanho – afirma o médico veterinário.

Ao obter todas as informações, ele diz que o criador pode lançá-las no software e extrair estatísticas. Para Bernardi, ele não conseguiria obter essas estatísticas anotando as informações em um caderno ou uma planilha de Excel, como é feito em muitos casos.

Com as informações que consegue retirar do software, o criador passa a enxergar quem são os animais e qual o rendimento e desempenho zootécnico de cada um deles. Com isso, ele consegue fazer melhoramentos genéticos – explica.

Além do melhoramento genético que o agricultor consegue fazer no rebanho ao enxergar quem são os melhores animais, ele também consegue extrair quais os resultados que o manejo e a alimentação utilizados na propriedade trazem para ele. De acordo com o veterinário, o pecuarista consegue analisar se suas práticas de manejo são adequadas e tomar as medidas para conseguir um desempenho cada vez melhor.

Um dos principais cuidados que o criador ou técnico deve ter é com a coleta de dados. Ele deve coletar dados de forma correta no campo e contar com uma pessoa que seja veloz nessa parte. Esse funcionário deve ser bem treinado e capacitado para anotar todas as informações e lançá-las no software – conta.

Bernardi diz ainda que é fundamental ter o controle do rebanho para melhorar a produtividade e que, com essas informações retiradas do software, o produtor consegue implantar medidas para melhorar a produtividade. Já em relação ao preço, o veterinário explica que parte de um valor único.

A licença permanente dele custa R$350, ou seja, o produtor paga esse valor somente uma vez e não precisa renovar, pagar mensalidade ou anuidade. Essa licença dá direito a 12 meses de atualizações e suporte técnico. No entanto, se o produtor quiser fazer mais atualizações depois desse período, ele deve comprar novamente a licença. Porém, não há necessidade – explica ele.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Pecuária Brasil Assessoria através do número (16) 3443-1411.

Fonte: http://www.integralmix.com.br/samba/index.php?option=com_content&view=article&id=530:software-aumenta-desempenho-de-rebanho&catid=122:noticias