Notícias

Sistema Ocemg inova com programa de capacitação para lideranças

Belo Horizonte (26/2) – O Lidercoop foi apresentado ao público no dia 9 de fevereiro e reuniu 38 conselheiros e presidentes de cooperativas na sede do Sistema Ocemg. A abertura foi realizada pelo presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, que ressaltou a importância da capacitação de gestores. “Os dirigentes devem estar preparados para passar pela atual economia mundial, e a educação é a única vacina universal”, ressalta.

Logo em seguida, o gerente de projetos da Fundação Dom Cabral, Carlos Eduardo Ávila Borges, contou como se deu a criação do Lidercoop. O gerente caracterizou o programa como um “mini MBA” em função do seu tempo de duração. “O programa foi desenvolvido para colocar em prática os diagnósticos detectados nos relatórios das cooperativas participantes do PDGC. Esse é um dos primeiros passos para as cooperativas se desenvolverem em termos de ação para melhorar a gestão”, disse.

O ex-ministro de Planejamento e Orçamento, Paulo Tarso Almeida de Paiva foi convidado para abrir o programa e falar sobre o atual cenário econômico brasileiro e o papel da cooperativa.

Segundo ele, para estimular a economia é necessário investir em três G’s: governabilidade, governança e gestão. “A capacitação continuada das cooperativas é importante em qualquer circunstância, mas nos momentos de desafio, é que é possível perceber a sua diferença. Por fortalecer as lideranças e aprimorar os conhecimentos estratégicos, os programas de capacitação auxiliam os gestores a encontrarem o melhor caminho para explorar as oportunidades e minimizar as ameaças”, revela.

Para o ex-ministro, o cooperativismo tem papel transformador. “O trabalho cooperativo é muito interessante porque tem a solidariedade em sua base e isso ajuda muito a mudar a realidade das pessoas”.

Para Karla Oliveira, gerente geral do Sescoop Nacional, o Lidercoop é peça importante para desenvolvimento de competências de lideranças, fator decisivo para acelerar o desenvolvimento social e econômico das cooperativas. “O aprimoramento continuado é essencial para que as lideranças possam atuar cada vez melhor dentro das cooperativas”, declara. A gerente também elogiou o novo projeto.

“É uma inciativa muito alinhada e conectada com o que está sendo trabalhado no PDGC e o que se propõe aqui é navegar por todos os critérios de gestão, resultando numa liderança qualificada”.

O Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop) marca uma nova era no que se refere às atividades de capacitação do Sistema Ocemg. A iniciativa reflete uma demanda antiga e específica, com uma proposta diferenciada para a capacitação de gestores.

De acordo com o superintendente do Sistema, Alexandre Gatti, o curso teve uma aceitação imediata e foi muito elogiado pelos dirigentes do cooperativismo mineiro em função da moderna programação, com palestrantes conceituados e conteúdo primordial para a gestão assertiva do setor.

“Assim que disponibilizamos as vagas para o programa, foram preenchidas praticamente no mesmo dia. Iniciamos com conselheiros da Casa do Cooperativismo Mineiro, mas, já a partir de 2016, vamos fechar uma nova turma para outros presidentes de cooperativas e gestores. Ao que tudo indica, estamos no caminho certo dada a aceitação inicial e elogios ao conteúdo do primeiro módulo”, avalia Gatti.

O superintendente avalia ainda que a parceria com a Fundação Dom Cabral corroborou com o êxito da iniciativa idealizada pelo Sistema Ocemg, tendo em vista que a FDC se destaca no cenário nacional por desenvolver, com excelência, programas de gestão que efetivamente contribuem para o sucesso das organizações.

De acordo com o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o curso será continuado e terá novas turmas a cada ano. O presidente da Unimed BH, Samuel Flam, aprovou o Lidercoop. “O projeto é excelente e traz uma visão realista do cenário político e econômico e das expectativas para os setores. A ideia é que outros colegas de diretoria e outras pessoas da administração da Unimed venham fazer esse curso a fim de ampliar o conhecimento do nosso grupo de gestores”, afirma. O próximo módulo será em abril, nos dias 14 e 15.

Fonte: Assimp Sistema Ocemg