Notícias

Sistema OCB participa do lançamento do Sicoob Universidade

Superintendente do Sistema avalia unidade de educação como uma ferramenta de desenvolvimento sustentável do cooperativismo

Brasília (11/3) – Com foco no direcionamento estratégico de modernizar as práticas de gestão de pessoas e de desenvolver programas de treinamento e qualificação, foi lançado, ontem à noite, em Brasília, o Sicoob Universidade, que oferecerá cursos direcionados à aprendizagem, ao aprimoramento e à qualificação de seu quadro de empregados, o que impactará no relacionamento com clientes, fornecedores, comunidade e todas as frentes de negócio.

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e a gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, prestigiaram a solenidade. Em seu discurso, Nobile fez questão de ressaltar a importância da ação do Sicoob para o desenvolvimento sustentável do cooperativismo.

“O Sicoob Universidade, assim como os serviços prestados pelo próprio Sicoob, são grandes ferramentas para que o cooperativismo, em 2025, seja reconhecido pela sociedade por sua competitividade, integridade e capacidade de gerar felicidade aos seus cooperados, afinal tanto o conhecimento quanto a filosofia cooperativista são bens à disposição da humanidade, mas que só crescem quando compartilhados”, comenta o superintendente.

Além disso, Renato Nobile também frisou que o lançamento do Sicoob Universidade, cujo sistema de educação se baseia em escolas de Liderança e Governança, Cooperativismo, Cultura e Cidadania, Excelência Operacional e Negócios, converge totalmente para o planejamento sistêmico.

“Vemos nitidamente essa convergência com os desafios elencados no Planejamento Estratégico do Sistema OCB, que são a qualificação da mão de obra para o cooperativismo, a profissionalização da gestão e da governança do sistema cooperativista e o fortalecimento da cultura do setor”, reforça o superintendente.

O superintendente destacou, ainda, que, além destes pontos, o Sicoob Universidade está alinhado com quatro dos sete objetivos finalísticos do Sescoop e com dois, da OCB.

No âmbito do Sescoop

1 – Promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo;
2 – Promover a profissionalização da gestão cooperativista;
3 – Ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional;
4 – Promover a profissionalização da governança cooperativista.

No âmbito da OCB

1 – Apoiar as cooperativas na sua inserção em mercados;
2 – Fomentar, produzir e disseminar conhecimentos para o cooperativismo brasileiro.

EVENTO – O evento foi realizado no Centro Corporativo Sicoob, em Brasília, e contou com diversas autoridades, dentre elas: o presidente do Sicoob, Henrique Castilhano Vilares, que fez a abertura da solenidade, e o diretor operacional do Sicoob Confederação. A consultora Marisa Pereira Eboli ministrou a palestra Educação Corporativa no Brasil e a superintendente educacional do Sicoob Confederação, Tatiana Carvalho Lima, apresentou a estrutura, o funcionamento e os objetivos do Sicoob Universidade.

INTENÇÃO – O Sicoob Universidade tem a intenção de promover a profissionalização da gestão e a adoção das melhores práticas de governança corporativa, bem como estruturar e oferecer ações educacionais que permitam a aquisição do conhecimento para diferentes perfis de profissionais alinhadas às competências do Sicoob, contribuindo para o aumento da excelência operacional, a qualificação do atendimento aos cooperados e a expansão dos negócios.

Os cursos, de curta e média duração, serão oferecidos em formato on-line e presenciais. A universidade terá parcerias com diversas instituições de ensino a depender do tema do curso. A primeira será realizada com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que será responsável pela certificação dos dirigentes do Sicoob. Ao todo serão atendidos 31 mil profissionais entre dirigentes e empregados e três milhões de associados em todo país. (Com informações da Assimp do Sicoob)

Fonte: OCB